Na 21ª noite da “Operação Prevenção” festa clandestina com mais 500 pessoas é interrompida

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Na 21ª noite da “Operação Prevenção” festa clandestina com mais 500 pessoas é interrompida

  


Mais de 500 pessoas que participavam de festa clandestina no bairro Planalto, foram dispersadas pelas equipes da “Operação Prevenção”

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou neste sábado (12) a 21ª noite da “Operação Prevenção” para verificar o cumprimento do Decreto nº 26.038, de 23 de abril de 2021, de combate a covid-19. Os fiscais dispersaram várias aglomerações. Em uma única festa clandestina haviam mais de 500 pessoas, a maioria menores de idade e sem máscara.

De acordo com o comandante da operação, Major BM Sousa Castro, “a ação é liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), mas é executada de forma estratégica, com apoio de vários parceiros e principalmente denúncias feitas pela população, que são fundamentais. As equipes compostas por profissionais da Segurança Pública e órgãos fiscalizadores percorrem todo o perímetro urbano de Porto Velho visando garantir o cumprimento do decreto. Foram 46 ações realizadas no total”, destacou o major.

O alvo principal são bares e boates, cujos proprietários são orientados sobre o decreto em vigor, principalmente em relação ao percentual de ocupação de pessoas nos estabelecimentos, estipulado em 30%, conforme indicado na fase 1 do plano “Todos por Rondônia”.


Agentes da operação dispersaram aglomeração em estabelecimentos lotados

Também são observadas outras medidas sanitárias importantes como: o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e o horário permitido para o consumo de bebidas alcoólicas, até às 23h. O ato normativo descreve ainda, a proibição da venda de bebidas alcoólicas das 23h às 6h.

Foram quase cinco horas de operação, totalizando em 53 estabelecimentos visitados rotineiramente, alguns atendendo de acordo com o decreto.

As equipes também atenderam denúncias de festas clandestinas, como uma localizado no bairro Planalto. Mais de 500 pessoas que estavam no local, a maioria jovens e sem máscara e logo foram dispersadas. Foi necessário reforço da Polícia Militar, além dos policiais que já integram a equipe. Na casa de eventos, os agentes de fiscalização não encontraram qualquer tipo de autorização para funcionamento, nem mesmo os responsáveis pela festa. A única informação é que seria uma festa de aniversário, mas foi constatada a venda de ingressos.

RESULTADOS

Total de estabelecimentos visitados – 55;

locais sem funcionamento – 10;

orientados – 12;

TCO – 0;

notificados – 0;

autuados – 0;

desativados – 2;

interditados -0;

aglomerados – 14 e

em condições de acordo com o decreto – 8

BALANÇO

As operações iniciaram em dezembro do ano passado. Desde então, nove operações foram desencadeadas: “Fase 3”; “3ª Onda”; “Decreto”; “Consciência”; “Restrição”; “Alerta”; “Emergência”; “Urgência” e a atual, “Prevenção” totalizando até o momento mais de nove mil intervenções.

DENÚNCIAS

A população pode e deve ser agente fiscalizador, por meio dos canais de denúncia disponíveis para os cidadãos: Polícia Militar – 190; Corpo de Bombeiros Militar – 193 e Polícia Civil – 197.

PARCEIROS

A operação conta com a parceria de equipes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).


Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários