Com o passar dos anos a temperatura média da Terra sofre com altas terríveis. Com o mundo cada vez mais quente é quase impossível que as pessoas não procurarem lugares refrigerados. Essa vontade é o que aumenta a demanda por aparelhos de ar-condicionado e ventiladores e nem sempre isso é positivo porque seu o pode trazer problemas, mas isso pode estar com os dias contados já que cientistas do Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), do Tennessee, podem revolucionar o mercado e usar magnetismo para aposentar ar-condicionado e ventilador.
Esse novo produto, direcionado para o resfriamento de ambientes, será mais eficiente que os ventiladores e aparelhos de ar-condicionado e o melhor, mais sustentável que os dois. Para isso, eles estudam a tecnologia conhecida como resfriamento em estado sólido.
Esse resfriamento usa um material que consegue liberar calor ao entrar em contato com um campo magnético. A onda de magnetismo faz o componente mudar sua forma no chamado “processo magnetocalórico”, onde o calor é absorvido e liberado depois. O resultado é o ambiente mais fresco.
O material usado é uma liga feita de níquel, cobalto, manganês e índio. Ela é capaz de fazer esse resfriamento devido ao estado atômico chamado vítreo ferroico, que faz ela se adaptar a novos formatos de acordo a quantidade de calor absorvido.
À medida que o calor é absorvido, a estrutura celular dela tem um padrão sincronizado de vibrações e ondas magnéticas. Então, lhe dando um campo magnético maior é possível que o potencial da liga se expanda e triplique a eficiência no controle térmico de um ambiente.

O uso do magnetismo para aposentar ar-condicionado e ventilador é uma tecnologia experimental e não existe nada definido com relação a como ela seria aplicada na prática. O pensado é que ela substitua totalmente qualquer ar-condicionado, seja na troca de alguns componentes ou na criação de um dispositivo novo.
Fazer o resfriamento em estado sólido é mais ecológico porque não precisa usar gases e, mesmo que existam alternativas seguras, como o gás R32, não existe um método 100% sustentável para um ar-condicionado funcionar.
O resfriamento em estado sólido também pode revolucionar os dispositivos eletrônicos com a possibilidade de resfriá-los sem precisar de ventiladores. Atualmente, o mais usado nas máquinas de alto desempenho são os water coolers, contudo, quando o resfriamento em estado sólido se popularizar não será mais necessário a preocupação com esse tipo de componente.
Fonte: Fatos Desconhecidos
0 Comentários