Cuidados no ambiente domiciliar e de trabalho evitam propagação de doenças virais

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Cuidados no ambiente domiciliar e de trabalho evitam propagação de doenças virais


O governo de Rondônia intensifica a divulgação de medidas preventivas que podem ser adotadas em casa e no ambiente de trabalho, com o objetivo de evitar a propagação de doenças virais durante o inverno amazônico. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os cuidados básicos têm caráter educativo e garantem que a população possa se proteger de forma mais coletiva, reduzindo a incidência de possíveis infecções respiratórias neste período.

As medidas adotadas pela população em conjunto com as ações do estado por meio da entrega de insumos e recursos garantem que os serviços de saúde estejam sempre preparados para atendimento médico adequado. O governo de Rondônia tem investido em campanhas de conscientização para que todos possam se engajar em ações preventivas.

A necessidade de implementar mudanças de hábitos é evidenciada pelo infectologista da Sesau, Armando Noguera, ao destacar que boas práticas de higiene já conhecidas pela sociedade são essenciais na prevenção do contágio. “A colaboração de todos, dentro e fora de casa, é o que mantém o controle das doenças virais. Com acesso à informação, aliado à conscientização e responsabilidade coletiva, poderemos reduzir o impacto das infecções na saúde pública”, frisou.

EM CASA

O especialista pontua que a prevenção dentro de casa é essencial, considerando que ambientes domésticos torna-se um espaço mais propício para espalhar vírus. Ao apresentarem sintomas, como tosse, febre ou dor no corpo, algumas recomendações devem ser cumpridas, como:Ficar em quartos separados quando surgirem sintomas virais;
Evitar ao máximo o contato com outros familiares;
Objetos pessoais, como copos, talheres, toalhas, etc., não devem ser compartilhados;
Manter móveis, superfícies e outros ambientes limpos e ventilados para evitar o risco de infecção.

Segundo o infectologista, ao sentir os primeiros sintomas de uma doença viral, é recomendado que o cidadão procure atendimento médico imediato. “Sintomas como: dor de garganta, febre baixa e dores musculares são sinais importantes. Ao identificar esses sinais é fundamental procurar o posto de saúde mais próximo para avaliação médica”, frisou.

No caso de diagnóstico positivo para infecção viral, o médico recomendará licença do trabalho para evitar que o problema se espalhe, protegendo a saúde do indivíduo e de seus colegas.

NO TRABALHO

No local de trabalho, o compromisso com a saúde segue a mesma importância. Uma recomendação muito comum é que, além do próprio colaborador, os empregadores devem ficar atentos aos sintomas que seus funcionários possam apresentar, e orientem-nos a procurar atendimento e receber atestado médico para afastamento temporário.

Para infectologista da Sesau, essa abordagem mais humana faz toda a diferença no combate à propagação de doenças. “Observe os sinais e, se necessário, recomendar que o funcionário procure atendimento, pois isso protege a saúde de todos os colaboradores, inclusive daqueles com comorbidades. Além disso, caso uma pessoa precise se deslocar ao local de trabalho ou entrar em contato com familiares, deve sempre usar máscara, como medida de prevenção”, salientou.


Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários