A Polícia Federal e a Receita Federal apreenderam R$ 96.659,00, em espécie, em uma das lotéricas alvos da Operação Bilhete Premiado, deflagrada nesta quarta-feira (06). O foco das autoridades é um grupo que utilizava esse tipo de estabelecimento para lavagem de dinheiro oriundo de corrupção e tráfico de drogas.
As investigações apuraram que o os investigados realizavam depósitos de milhões de reais, valores incompatíveis com o patrimônio declarado deles. Em seguida, eles faziam os saques dos valores, geralmente no mesmo dia ou nos dias seguintes, com o objetivo de dificultar o rastreamento pelas autoridades.
Entre os alvos da operação está o ex-deputado Carlos Antônio Azambuja. Ele foi um dos deputados filmados recebendo “mensalinho” do então governador Silval Barbosa.
Ao todo, foram 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso, cumpridos em Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda. A Justiça também determinou o bloqueio de bens móveis e imóveis dos alvos em até R$ 106 milhões.
A apreensão de bens e valores segue as diretrizes de descapitalização do crime organizado, além de contribuir para a completa identificação dos envolvidos e beneficiários da lavagem de capitais.
O crime de lavagem de bens, direitos e valores, previsto no artigo 1º da Lei 9.613/98, prevê pena de reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e multa.
Foto: Polícia Federal
Fonte: Reporter MT
0 Comentários