Unir abre processo seletivo com 2.645 vagas em 64 cursos

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Unir abre processo seletivo com 2.645 vagas em 64 cursos


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira (11) o edital do seu Processo Seletivo Discente (PS) 2022, destinado a selecionar candidatos para os cursos de graduação da Instituição ofertados em seus oito campi. As inscrições são gratuitas, e devem ser realizadas entre os dias 14 e 18 de julho. A seleção, como em anos anteriores, será feita por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Todos os detalhes do PS UNIR 2022 estão disponível no endereço www.unir.br.

São 2.645 vagas distribuídas em 64 cursos presenciais gratuitos de graduação, tanto bacharelados como licenciaturas. Os cursos estão instalados nos campi da UNIR nas cidades de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena. A maior parte dos cursos terão a entrada dos novos alunos já no próximo semestre, que começa neste próximo mês de agosto. Já outros cursos terão entrada somente no semestre acadêmico seguinte, que começará apenas no final de janeiro do próximo ano.

As inscrições para os cursos com entrada tanto no próximo semestre letivo como no seguinte devem ser realizadas exclusivamente por meio da página eletrônica https://sistemas.unir.br/discente, até as 23h59 do dia 18 de julho de 2022. Para concorrer às vagas o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio ou estar regularmente matriculado no 3º ano do Ensino Médio, com previsão de conclusão antes da data da matrícula na UNIR.

Candidato pode escolher nota do Enem – Como a seleção será feita pela nota do Enem, as oportunidades são para candidatos que tenham realizado ao menos uma das três últimas edições do exame, de 2021, 2020 ou 2019. Caso o candidato tenha feito o Enem mais de uma vez nos últimos três anos, deverá escolher e utilizar a nota de apenas uma edição para efetuar a inscrição.

Cotas – Pelo menos 50% das vagas em cada um dos cursos da UNIR são destinadas a alunos cotistas. Entre as cotas estão aquelas reservadas para alunos oriundos de escolas públicas, para candidatos de famílias com baixa renda, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e para pessoas com deficiência.

O edital, disponível na íntegra neste link, traz todos os detalhes sobre as formas de ingresso, vagas disponíveis, locais dos cursos, e também sobre as vagas reservadas para alunos cotistas.

Edital complementar – O processo seletivo para novos alunos da UNIR ainda prevê um processo complementar, caso após a seleção com notas do Enem ainda haja cursos que não tenham pelo menos o dobro de candidatos inscritos em relação à quantidade de vagas disponíveis. Ou seja, se não tiverem concorrência mínima de dois candidatos por vaga, haverá a seleção por meio do Histórico Escolar do Ensino Médio do candidato. Porém essa forma de ingresso será válida apenas para os cursos que não preencherem todas as vagas por meio da nota do Enem. De acordo com o cronograma do PS UNIR 2022, a data prevista para publicação do edital complementar é dia 15 de agosto.


Fonte: Rondoniagora

Postar um comentário

0 Comentários