Simulação de acidente de trânsito marca encerramento das ações do Movimento Maio Amarelo, em Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Simulação de acidente de trânsito marca encerramento das ações do Movimento Maio Amarelo, em Porto Velho



Simulação de sinistro de trânsito foi realizada pelo Detran no encerra atividades do Movimento Maio Amarelo em Porto Velho

A simulação de um acidente de trânsito na Avenida Amazonas, na manhã desta terça-feira (31), em Porto Velho, chamou a atenção de pedestres, motoristas e demais pessoas que passavam pela via. Na encenação, três vítimas foram arremessadas ao chão, sofrendo escoriações pelo corpo, após colisão envolvendo motociclistas. A ação faz parte do encerramento das atividades do Movimento Maio Amarelo, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO, por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, na Capital.

As três pessoas (vítimas) são estudantes do curso de Medicina que colaboraram no ato para chamar atenção quanto à responsabilidade de conduzir um veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e o Batalhão da Polícia Militar de Trânsito – BPTran também estiveram envolvidos, demonstrando detalhadamente como é feito o socorro numa situação real, bem como todos os agentes de segurança pública e do atendimento médico .

A acadêmica de Medicina, Gabrielle da Cunha Silva, participou pela primeira vez da simulação, e diz que transitar de moto faz parte do seu dia a dia. Conta que faz um longo percurso de sua casa até a faculdade todos os dias, em um trajeto de muito movimento veicular. “Eu ando de moto e sei dos perigos, por isso tento ser cautelosa no trânsito, porém, mesmo com todo cuidado, sei que os demais usuários do trânsito podem não ser; há aqueles que ingerem bebida alcoólica e vão dirigir; há os apressados e ainda os que percorrem pelas ruas com desatenção, e isso torna o trânsito perigoso para todos”, comentou.

Como futura médica, Gabrielle da Cunha Silva aconselha que, “as pessoas valorizem a vida. A sua presença na família é mais importante do que um atraso; qualquer compromisso não é mais valioso do que a vida, é necessário chegar com segurança e participar do trânsito com responsabilidade. Eu mesma uso deste artifício quando estou no trânsito, chegar segura é meu maior objetivo”.


Simulação chama a atenção sobre os cuidados para evitar acidentes de trânsito

Outro participante foi o técnico de enfermagem do Samu, Fernando da Silva Cavalcante. Ele destaca que a maioria dos acidentes de trânsito ocorrem pela manhã, ao meio-dia e no início da noite. “São os horários de entrada e saída do trabalho, em que o fluxo de veículos aumenta nas vias e as pessoas geralmente impacientes e com pressa abusam da imprudência. A pressa, a imprudência e a falta de atenção no trânsito geram um grande número de sinistros no trânsito”, destacou.

Responsável pela ação, o diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima ressalta que segundo dados da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito – Renaest, o índice de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em Rondônia é altíssimo; representando assim, cerca de 70% das ocorrências registradas.

“A simulação é um alerta para os motociclistas e demais agentes que fazem parte do trânsito. Um acidente causa muitos transtornos, sendo que o mais prejudicado é a vítima, que sofre ferimentos, e pode até perder a vida. Que sejamos cautelosos, o cuidado com a vida é o mais importante”, destacou Ruymar Pereira de Lima.

ATIVIDADES

O Detran Rondônia realizou em todo Estado, ações educativas com diversas abordagens, como: blitz educativas, caminhadas, debates, palestras, motociatas e carreatas, objetivando chamar a atenção da sociedade para o Movimento Maio Amarelo, que faz uma reflexão sobre o trânsito seguro para todos.

“Com o objetivo de colocar em pauta a segurança viária, mobilizando a sociedade para debater o assunto, buscando soluções para que o trânsito seja mais seguro e humanizado para todos, o Detran cumpriu seu papel com ações que promovem a mudança de comportamento dos participantes do trânsito em todo o Estado. ‘Juntos salvamos vidas’, finalizou o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida.


Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários