Parlamentar solicita aquisição de arcos cirúrgicos para realização de cirurgias eletivas

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Parlamentar solicita aquisição de arcos cirúrgicos para realização de cirurgias eletivas


Acolhendo reivindicação de usuários do sistema de único saúde (SUS) o deputado Jair Montes (Avante), encaminhou indicação ao governador Marcos Rocha e ao Secretaria de Saúde, solicitando, em caráter de urgência, a aquisição de 6 aparelhos de arco cirúrgico para atendimento de pacientes e pessoas que estão na fila de espera para cirurgias eletivas nas áreas de ortopedia e neurologia nos hospitais de responsabilidade do Estado.

Jair Montes justificou seu pedido alegando as inúmeras reclamações que chegam ao seu gabinete protestando contra a falta de atendimento e atraso nas cirurgias pela ausência do equipamento. De acordo com as narrativas de usuários, existem muitos pacientes esperando por cirurgias há meses e temem que a situação se agrave pela demora. Outros pacientes moram no interior do estado e esperam por uma cirurgia sem previsão.

As declarações encaminhadas ao gabinete do parlamentar, afirmam que é lento o atendimento na fila para cirurgias ortopédicas e neurológicas do SUS, pois há prioridade para os casos de emergência do trauma, fato que causa demora no atendimento aos pacientes internados. O deputado pediu mais celeridade do governo para esses procedimentos e lembrou que a saúde é um direito do cidadão e dever do estado.

Montes explicou ainda que o arco cirúrgico é amplamente utilizado em diversas áreas médicas como cardiologia, traumatologia, ortopedia e vascular, e é sinônimo de economia em hospitais, centros cirúrgicos e clínicos por possibilitar o acompanhamento em tempo real do quadro clínico do paciente durante os procedimentos, gerando menos operações corretivas, além de gerar resultados com uma estrutura de equipamento menor que os raios-x “convencionais”.


Texto: Assessoria
Foto: Thyago Lorentz

Postar um comentário

0 Comentários