Parlamentar presta homenagem ao conselheiro Edilson Silva e ao professor Vitor Ugo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Parlamentar presta homenagem ao conselheiro Edilson Silva e ao professor Vitor Ugo


O deputado Alan Queiroz (Podemos) presidiu na manhã desta sexta-feira (10), no plenário da Assembleia Legislativa, sessão solene para a entrega de Medalha do Mérito Legislativo ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edilson de Sousa Silva, e ao professor Vitor Ugo, “in memoriam”, pelo ano do centenário de seu nascimento.

O parlamentar explicou que a homenagem ao conselheiro Edilson Silva foi feita devido a pedidos de diversos servidores da Assembleia.

“Agradeço ao servidor Kid por trazer os pedidos dos servidores, o que ocasionou nossa indicação, aprovada por unanimidade. Também agradeço a oportunidade de homenagear o professor Vitor Ugo, eu disse isso à professora Auxiliadora Lobato quando ela foi até o meu gabinete”, destacou Alan Queiroz.

O deputado lembrou que foi homenageado pelos seus 16 anos na Câmara de Vereadores de Porto Velho, e que é gratificante ter o trabalho reconhecido. “Não sou de planejar o que vou falar, por isso falo do coração. A gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo professor Vitor Ugo e pelo conselheiro Edilson Silva, o reconhecimento, devem ser evidenciados”, acrescentou.

O deputado Cirone Deiró (União Brasil) parabenizou o deputado Alan Queiroz e disse que a homenagem ao conselheiro Edilson Silva é o reconhecimento pelo seu serviço prestado ao Estado de Rondônia. “É o mínimo que podemos fazer. Aqui o poder emana do povo, e damos voz ao povo rondoniense, reconhecendo também o trabalho do professor Vitor Ugo”, afirmou.

Após os pronunciamentos, a Medalha do Mérito Legislativo foi entregue à viúva do professor Vítor Ugo, Auxiliadora Lobato, que estava acompanhada pelos filhos Celso Henrique, Vitor Ugo Junior e Carlos Henrique, e pela sobrinha Maria da Gloria. Depois, a honraria foi entregue ao conselheiro Edilson Silva.

Homenageados

A professora Auxiliadora Lobato explicou que sua família é formada por 10 bisnetos, 15 netos e seis filhos, sendo dois biológicos e quatro do coração. Ela afirmou que a família está honrada por participar desse momento ímpar proporcionado pela Assembleia Legislativa através do deputado Alan Queiroz.

“Nesses 53 anos em que Vitor Ugo viveu em Porto Velho, pelos quatro cantos dessa cidade querida encontramos algum legado deixado por ele, dando norte aos mais antigos, bem como às novas gerações, principalmente nos setores da comunicação, cultura e educação do antigo Território e do novo Estado”, citou.

Ela disse se sentir lisonjeada e agradecida pelo fato de o deputado Alan Queiroz ter homenageado Vitor Ugo “in memoriam”. “Meu sentimento é de gratidão. Uma palavra muito verbalizada, mas pouco exercitada”, especificou.

O conselheiro Edilson Silva agradeceu a Deus pela homenagem e saudou a todos através do deputado Alan Queiroz. “Confesso que contive as lágrimas quando vossa excelência disse que dividia a indicação dessa honraria com os servidores dessa Casa. Porque sou um servidor, porque ser um servidor é servir ao público que nos remunera e ao próximo”, destacou.

Ele também agradeceu ao deputado Cirone Deiró e a todos os deputados que votaram a favor da homenagem.

“Ao ver o vídeo contando a história do professor Vitor Ugo parece que tudo foi tão fácil, mas ser um desbravador não é nada fácil. Grandes homens não morrem, pois ficam eternamente na nossa lembrança. Quero agradecer ao professor por tudo o que ele fez por Rondônia”, afirmou Edilson Silva.

O conselheiro também agradeceu a sua família pelo apoio recebido em toda a vida. “Também agradeço aos servidores da Assembleia Legislativa através do servidor Kid. Todos os chamam somente de Kid, um profundo conhecedor das leis e do rito legislativo”, acrescentou.

Pronunciamentos

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz, saudou a memória do professor Vitor Ugo. “Sou oriundo do seminário. Todos nós devemos algo aos educadores. Os professores hoje não vão às escolas pelo que recebem, e sim pelo amor que têm, pelo que plantam para o futuro desta nação. Vitor Ugo acreditou no futuro e nos deu um legado imenso”, afirmou.

O desembargador Marcos Alaor Diniz disse, ainda, que falar de Edilson é falar de uma pessoa trabalhadora, exemplo para todos os que mexem com administração pública. “Para quem veio de onde nós viemos, sem educação e sem exemplo não teríamos chegado aqui nunca, portanto justíssima homenagem ao professor Vitor Ugo no centenário do seu nascimento e ao conselheiro Edilson, que nos honra a todos”, destacou.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Paulo Kiyochi Mori, assegurou que as homenagens são justas. Ele lembrou que presidiu o Tribunal de Justiça quando iniciou a pandemia, e o conselheiro Edilson Silva, em reuniões constantes, trabalhou para agregar todos os Poderes, e com todos cedendo se chegou a um bom termo.

“Da mesma forma reconheço o trabalho do professor Vitor Ugo, que merece essa homenagem”, destacou o presidente do TRE.

O desembargador Roosevelt Queiroz disse que em julho de 1982, quando chegou em Rondônia para tomar posse na Justiça, lhe chamou a atenção a obra do professor Vitor Ugo. “Escrevi diversos artigos para jornais, quando era do Juizado de Pequenas Causas, e fui citado diversas vezes por Vitor Ugo no seu terceiro volume”, acrescentou.

O magistrado também explicou que, quando presidiu o Tribunal de Justiça, fez diversas parcerias com o Tribunal de Contas, com participação do conselheiro Edilson Silva.

O sub-defensor público de Rondônia, Diego de Azevedo Simão, disse que os homenageados são figuras públicas com trabalho reconhecido no Estado. “Em nome da senhora Auxiliadora Lobato cumprimento a todos. Muitos nos honra contar com o conselheiro Edilson Silva, um grande entusiasta do acesso à Justiça. A Defensoria Pública reconhece a grandiosidade do seu trabalho”, citou.

O chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de Justiça Alexandre Jésus, destacou a importância do professor Vitor Ugo para Rondônia e disse que o conselheiro Edilson Silva é um homem público que vai além do Tribunal de Contas do Estado. “Trago aqui a mensagem de reconhecimento institucional do Ministério Público”, acrescentou.

O procurador do Ministério Público de Contas, Adilson Medeiros, parabenizou o deputado Alan Queiroz pela homenagem a duas pessoas que deixaram uma marca indelével na história de Rondônia.

Representando o Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro José Euler Potiguar de Melo disse que o conselheiro Edilson Silva desenvolveu um trabalho técnico e político na instituição. Ele parabenizou o deputado Alan Queiroz pela iniciativa das homenagens.

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Elma Tourinho, afirmou que tem visto homenagem a pessoas que chegaram ontem, por isso se alegra quando vê o reconhecimento a pessoas que colaboraram com a história do Estado. Ela lembrou que o conselheiro Edilson Silva é um gestor nato e visionário como poucos, e destacou o trabalho desenvolvido pelo professor Vitor Ugo.


Texto: Nilton Salina
Foto: Thyago Lorentz

Postar um comentário

0 Comentários