Neste fim de semana, Rondônia é sede do Campeonato Brasileiro de Judô Sênior

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Neste fim de semana, Rondônia é sede do Campeonato Brasileiro de Judô Sênior


Neste fim de semana, os melhores judocas de cada Estado se enfrentam em busca do título de campeões – do Campeonato Brasileiro de Judô Sênior. A disputa ocorre no Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, capital de Rondônia.

Para o governador, Marcos Rocha, a escolha do Estado como sede do evento esportivo é uma iniciativa importante, para incentivar os rondonienses a conhecerem melhor essa modalidade e deixa todos os envolvidos orgulhosos de Rondônia ter sido credenciado para receber a disputa.

“Esse é um grande campeonato que irá alavancar o esporte no nosso Estado. O esporte tem um papel muito importante na vida das pessoas; melhora a saúde, dá dignidade e ensina o respeito ao próximo. Sou apaixonado pelas artes marciais e fico feliz de ver Rondônia recebendo atletas de todos os Estados, em uma competição com essa grande estrutura”, afirma o governador.

O campeonato conta com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel. “É uma felicidade o estado de Rondônia sediar o campeonato nacional de Judô, com participação dos Estados brasileiros, com exceção do Acre. É um grande evento para nossos atletas, nossos amantes das artes marciais”, disse a superintendente da Sejucel, Mayara Metran.

Levar as competições nacionais para além do eixo Sul-Sudeste é uma das políticas de fomento da CBJ, para que o judô se desenvolva e se massifique por todo território nacional. “Sou testemunha do sucesso desse campeonato, que está muito bem organizado com a união de todos os envolvidos”, avalia o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Silvio Acácio.

O presidente da Federação de Judô de Rondônia, Antônio Carlos Tenório contou que este é o terceiro evento nacional de Judô feito em Rondônia nos últimos 10 anos e que a modalidade tem se fortalecido no Estado.

“Esse evento contempla a principal categoria do judô brasileiro. Estamos gratos à Confederação por confiar ao nosso Estado esse campeonato, que conta com atletas e técnicos olímpicos e árbitro internacional. Para o Judô de Rondônia é muito bom, pois nossas crianças terão contato com esses atletas de ponta do Brasil”, considera.

COMPETIDORES

Participam do campeonato 275 atletas, entre eles está a campeã olímpica e mundial, Rafaela Silva, que representa a seleção do Rio de Janeiro na disputa.

Por Rondônia, estão na disputa 18 atletas, sendo dos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici e Porto Velho.

“A gente batalhou para competir no campeonato Sênior, e agora temos a oportunidade de representar o nosso Estado, na nossa casa, e é gratificante ter a torcida do nosso lado. Além disso, é uma oportunidade de dar visibilidade ao Judô no nosso Estado, que é um esporte olímpico, qual forma não apenas atletas, mas cidadãos com princípios que contribuem com a sociedade”, disse o atleta de Vilhena, Tiago José de Oliveira.

A torcida rondoniense ficou contente em acompanhar de perto as disputas de alto nível. “É muito bom ter esse campeonato em Rondônia, trouxe a minha filha Sofia de 8 anos para ver as disputas, ela já é praticante da modalidade há três anos, isso ajuda a moldar o caráter, e acredito ser importante inserir o esporte na vida das crianças. Esse é um evento de grande porte, onde Rondônia recebe atletas de todo o Brasil, um grande incentivo”, disse o agente administrativo, Rodrigo Figueiredo.

PROGRAMAÇÃO

As preliminares acontecem pela manhã. Já as finais, que são as disputas por medalhas, começaram a partir das 15h no sábado e às 11h30 no domingo. A entrada é gratuita.

De acordo com a Confederação, os campeões brasileiros receberão o convite da CBJ para lutarem na Seletiva Nacional, que definirá a Seleção Principal de 2023.

Eles já entrarão direto na segunda fase de disputa, que é o rodízio final de cada categoria, ou seja, chegará mais descansado na fase decisiva da Seletiva.


Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ėsio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários