Grupo impede polícia ambiental de apreender madeira retirada de reserva em Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Grupo impede polícia ambiental de apreender madeira retirada de reserva em Rondônia



Um grupo composto por cerca de 30 pessoas impediu que policiais ambientais apreendessem caminhões que carregavam madeira ilegal. O caso aconteceu na estrada conhecida como Soldado da Borracha em Rondônia, nesta terça-feira (14). Durante todo o dia, agentes estavam na região devido a Operação Arigós, deflagrada para apurar e combater grandes desmatamentos entre Porto Velho e Cujubim.

As imagens mostra dois caminhões com toras de madeiras passando pela estrada, até que o grupo com vários veículos, atrapalha a passagem da viatura da Polícia Ambiental que estava escoltando os caminhões para uma área de segurança da polícia.

Com a interferência, os motoristas do carregamento ilegal conseguiram fugir. Há suspeitas que as madeiras podem estar escondidas para evitar apreensões.

O flagrante

Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental, major Adenilson Chagas, nesta terça-feira (14) os policiais abordaram os caminhões que carregavam as toras de madeira sem documentos de origem florestal. De acordo com investigações da corporação, a carga tinha sido retirada ilegalmente de unidades de conservação.

“As equipes apreenderam a madeira e estavam escoltando os caminhões até o pátio do batalhão para que pudessem ficar à disposição da Justiça, quando foram surpreendidos por populares que atrapalharam a ação da polícia”, informou.

Ainda segundo o major, já foram identificados todos os veículos envolvidos, além dos proprietários e as pessoas que participaram.

“Temos a identificação e qualificação de todos e certamente será imputado a cada um a responsabilidade pelo crime ambiental ‘de obstar e impedir a fiscalização’. Os trabalhos naquela região continuarão, não vamos cessar nossas atividades. Temos muito a trabalhar”, disse.

A Operação Arigós
Um grupo suspeito de praticar crimes ambientais na unidade de conservação Estação Ecológica Soldados da Borracha, em Porto Velho e Cujubim, é alvo da operação. Chamada de Arigós, a ação busca apurar e combater grandes desmatamentos na região e nesta etapa os agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em áreas urbana e rural.

O grupo criminoso investigado já causou um dano ambiental de 9.684 hectares, o equivalente a quase 9 mil campos de futebol. O dano ambiental praticado pelo grupo já pode chegar aos R$ 345 milhões.

Os agentes de fiscalização buscam identificar quem são os mentores e beneficiários do desmatamento feito dentro da unidade de conservação ambiental.

A ação tem a participação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente (DERCCMA), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (NOA) e Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).


Foto: Reprodução cacoal notícias

Fonte: jhnoticias

Postar um comentário

0 Comentários