Agentes de Educação de Trânsito do Detran conscientizam motoristas em bares de Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Agentes de Educação de Trânsito do Detran conscientizam motoristas em bares de Porto Velho


“Ao beber, você tem duas opções na hora de voltar para casa, de carona com a morte ao dirigir embriagado, ou voltar em segurança, não misturando bebida e direção” – essa é a mensagem que o personagem da ‘Morte’ entregou na sexta-feira, 27, nos bares de Porto Velho por meio da ação “Motorista Camarada”, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia.

Com 24 servidores, divididos em 2 equipes, a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet conversou com frequentadores de bares da região Central e zona Sul da Capital. O “Motorista Camarada” consiste na abordagem de pessoas, que frequentam bares e conveniências, sobre a condução segura, incentivando que entre os amigos, escolham um, que não esteja ingerindo bebida alcoólica, para ser o condutor do veículo na volta para casa.

O coordenador de uma das equipes, Ozéias Maia da Silva, fez uso do microfone em alguns estabelecimentos para lembrar aos motoristas sobre o perigo de misturar bebida alcoólica e direção, colocando a vida de muitos em risco, além dos prejuízos financeiros, já que dirigir sob influência de bebidas alcoólicas comete infração gravíssima, prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, bem como crime de trânsito previsto no artigo 306.

“Qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, diminui os reflexos e afeta as condições normais na hora de dirigir, pois o álcool afeta a atenção, prejudica a percepção, a memória, causa desorientação e confusão mental, comprometendo a direção segura”, orientou Ozéias.

O diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima lembra do Maio Amarelo e a Dtet busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes que ocasionam mortes e inúmeras lesões, todos os dias no trânsito. “A sociedade precisa mudar seu comportamento no trânsito, beber e dirigir é um grande perigo para todos”, enfatizou Ruymar Pereira.

Abordado pelos agentes da Educação de Trânsito, o jornalista André Felipe Silva Mendonça elogiou o trabalho do Detran/RO. “É importante incentivar as pessoas a não misturarem bebida e direção, as informações são fundamentais para que a população aja com segurança no trânsito” – relatou.

Do outro lado da cidade, na zona sul de Porto Velho, outra equipe do Detran visita, além de bares e restaurantes, uma festa folclórica. “Não queremos estragar a festa de ninguém, muito pelo contrário, o objetivo dessa ação é estimular a população a adotar boas práticas e espalhar a mensagem de conscientização para tornar mais seguro o trânsito de Porto Velho”, observou o agente público, Januário Morais, também coordenador de equipe.

Ao final da atividade, os coordenadores realizam a avaliação da ação, com um total de 11 locais visitados, e 2.007 pessoas alcançadas direta e indiretamente. “O alcance da mensagem hoje foi maior, já que estávamos numa festa folclórica, e utilizamos o palco para falar ao público sobre o objetivo da nossa ação, e ainda realizamos abordagens diretas, na qual conversamos com as pessoas em suas mesas. Alcançamos assim, a finalidade da ação, que é prevenir acidentes orientando condutores à prática de comportamentos seguros no trânsito. “Juntos salvamos vidas”, disse Januário.

O diretor-geral do Detran-RO, Paulo Higo Ferreira de Almeida destaca que a Educação para o Trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito, conforme o que é estabelecido no CTB, e que a Autarquia continuará cumprindo seu papel de educar e fiscalizar para que o trânsito seja um lugar seguro para todos, seja condutores de veículos, ciclistas ou pedestres e que a sociedade num todo tenha consciência de seus atos. “Juntos salvamos vidas”, exaltou.


Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy e Hagnes Chediak
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários