Retomada da obra da ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, em Alto Paraíso é reforçada pelo DER

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Retomada da obra da ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, em Alto Paraíso é reforçada pelo DER



Estado de Rondôn

Obra da ponte sobre o rio Jamari em Alto Paraíso é retomada

O Departamento Estadual de Estradas Rodagem e Transportes (DER), autorizou, nesta segunda-feira (24), o reinício das obras da ponte sobre o rio Jamari, localizada na rodovia 459 (RO-459), no trecho entre Alto Paraíso e a BR-364. Os trabalhos ficaram por certo período paralisados por conta das fortes chuvas que caíram no final do ano de 2021 e início do ano de 2022, que ocasionaram a cheia do rio.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, explica que a assinatura da ordem de serviço para o início da construção da ponte aconteceu no dia 8 de setembro de 2021. “Os trabalhos foram iniciados com mobilização de pessoal, equipamentos e materiais necessários para a instalação do canteiro e efetivo início da obra. Em aproximadamente 60 dias de execução, além dos serviços preliminares, foram iniciados os serviços de infraestrutura, que incluem a escavação para fundações (tubulões) em solo resistente. Com a chegada do Inverno Amazônico (período chuvoso), o nível do rio elevou-se rapidamente, fazendo com que a escavação e execução de alguns pontos fossem comprometidas. Contudo, as ferragens e concretagem das fundações dos pilares P3 e P4 já estão executadas”, enfatizou Rezende

Foram realizados alguns ajustes no projeto e orçamento da obra. “No início de janeiro de 2022, com efetivo início do exercício financeiro, a ordem de reinício foi emitida e dado continuidade aos serviços que podem ser executados fora do nível d´água, garantindo assim a segurança e qualidade da obra”, frisou o diretor do DER.

Vale destacar que a antiga ponte que havia no local, era em pista simples e com uma extensão de 108 metros, teve sua estrutura comprometida com a cheia do rio do Jamari.

“Agora o Governo de Rondônia investiu aproximadamente R$ 8,5 milhões para construção de uma nova ponte de concreto de mão dupla, com 8,80 metros de largura e 130 metros de extensão. Além disso, a nova ponte será construída 5 metros mais alta que a antiga. Uma estrutura segura e projetada para garantir a segurança e trafegabilidade sobre as águas do rio Jamari. A obra foi licitada completa, incluindo as cabeceiras e a pavimentação asfáltica no entorno da ponte”, comentou Elias Rezende.



Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Valdecy Santos
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários