Recursos liberados pelo deputado Cirone Deiró garantem transporte de calcário para atender os agricultores de Machadinho do Oeste

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Recursos liberados pelo deputado Cirone Deiró garantem transporte de calcário para atender os agricultores de Machadinho do Oeste


A destinação de recursos para a Secretaria Municipal de Agricultura do município de Machadinho do Oeste vai permitir a contratação de serviços de transporte de calcário para atender os agricultores do município. A iniciativa busca contribuir com as ações que estão sendo desenvolvidas pela administração municipal em prol do desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Com mais de 40 mil habitantes o município de Machadinho do Oeste se destaca pelo seu grande potencial na produção agrícola. Inicialmente o deputado Cirone Deiró (PODE) liberou R$ 100 mil reais por meio de emenda parlamentar para atender a demanda dos agricultores.

Segundo a secretária municipal de agricultura de Machadinho do Oeste, Karoline Couto, a intensa exploração agrícola do início da colonização com pouca ou nenhuma reposição de nutrientes e baixo uso de práticas do manejo cultural tem exigido dos agricultores a prática de recuperação do solo com uso do calcário. Karoline explicou ainda que o material é extraído da Usina de Calcário no município de Espigão do Oeste, mantida pela Companhia de Mineração de Rondônia - CMR. “Uma distância de cerca de 500 quilômetros que onera o transporte desse importante insumo para os pequenos agricultores do município”, disse.

Karoline Couto afirmou que nos últimos anos, a produção agrícola local tem passado por transformações e os agricultores sentiram a necessidade de adotar práticas recomendas pelos técnicos da secretaria municipal de agricultura e da Emater para melhorar a produtividade e assegurar a geração de emprego e renda. “É perceptível a melhoria na produção agrícola nas áreas que estamos conseguindo fazer a recuperação com o uso orientado do calcário”, justificou.

A secretária de agricultura Karoline Couto fez questão de reconhecer o trabalho do deputado Cirone Deiró em prol do desenvolvimento da agricultura rondoniense. Segundo a secretária, o deputado tem se mostrado muito comprometido com o desenvolvimento dos municípios, a partir do fortalecimento da agricultura. “Ter o município de Machadinho do Oeste incluído nas ações prioritárias do deputado Cirone demonstra que ele colocou em primeiro lugar o agricultor e sua família. Somos gratos pela sua dedicação e seu compromisso com os agricultores, especialmente os agricultores de Machadinho do Oeste”, concluiu.

Para o secretário de fazenda do município, Reginaldo de Lima os investimentos na agricultura local fortalecem toda a cadeia produtiva local e contribui com a geração de emprego e renda. O agricultor Edilson Moraes de Oliveira disse que a liberação dos recursos pelo deputado Cirone Deiró para garantir o transporte do calcário atende uma antiga reivindicação dos agricultores. “A recuperação do solo com o uso do calcário vai corrigir a deficiência do solo e aumentar a produção rural, especialmente para quem atua na cafeicultura”, reconheceu.

O deputado Cirone Deiró que já liberou mais de R$ 2,5 milhões para atender as associações de agricultores em todas as regiões do estado reafirmou seu compromisso com a geração de emprego e renda no campo e na cidade. “A agricultura familiar integra um importante pilar do desenvolvimento dos municípios rondonienses. Percebemos essa importância no período da safra e comercialização dos produtos agrícolas, com o aumento das vendas no comércio nesse período”, justificou.


Texto: Assessoria
Foto: Thyago Lorentz - ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários