Exames de mamografia são ofertados às mulheres da região do Vale do Jamari

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Exames de mamografia são ofertados às mulheres da região do Vale do Jamari



Ao todo, serão realizados 450 exames papanicolau e 250 mamografias

Para avançar na prevenção e rastreamento dos cânceres de colo do útero e de mama, a 4ª Regional de Saúde de Ariquemes, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Hospital de Amor Amazônia (HA), está realizando exames preventivos do câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamografia em mulheres do município. A ação acontece no estacionamento do “Tudo Aqui” da cidade e segue até sexta-feira (10). Ao todo, serão realizados 450 exames papanicolau e 250 mamografias.

A iniciativa visa a conscientização da população feminina do Vale do Jamari, especialmente, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

A dona de casa, Ecilene Jambre Reis, de 41 anos, conta que é importante que as mulheres tenham esse cuidado e preocupação. “Por meio do exame, além de descobrir se está com a doença, a gente consegue ser direcionada para um tratamento mais adequado e com antecedência, antes que a situação se agrave”, comentou.

Conforme a voluntária do HA e coordenadora da ação, Eliani Moreschi, os resultados dos exames devem ser entregues em até 60 dias. “Os resultados serão entregues para as pacientes na unidade em que elas realizaram o agendamento, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou no ‘Tudo Aqui’. A exceção é para os resultados que forem positivos, onde o próprio Hospital de Amor entrará em contato com as pacientes e convocá-las para o tratamento”, explicou.

AGENDAMENTO AINDA DISPONÍVEL

As mulheres que desejam realizar o exame preventivo do câncer colo do útero, podem comparecer no estacionamento do “Tudo Aqui” no período da manhã ou da tarde até a data prevista.

“Convocamos todas as mulheres para aproveitarem esta oportunidade. Infelizmente, as vagas para a mamografia já foram preenchidas, mas ainda temos muitas para o exame preventivo do câncer do colo do útero. Ações como essas são importantes para conseguirmos nos prevenir desse mal que aflige tanto as nossas mulheres”, destacou Eliani Moreschi.

Para o agendamento, é necessário que a paciente apresente cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Registro Geral (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.


Fonte
Texto: Jeferson Carlos
Fotos: Jeferson Carlos
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários