Detran Rondônia realiza 1º Encontro de Fiscalização de Trânsito com homenagens, apresentações musicais e teatrais

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Detran Rondônia realiza 1º Encontro de Fiscalização de Trânsito com homenagens, apresentações musicais e teatrais


O 1º Encontro de Fiscalização de Trânsito, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), foi realizado no último sábado (11), no Teatro Guaporé em Porto Velho. Durante o evento, foram entregues os certificados e carteiras funcionais para os 50 agentes de trânsito que concluíram o curso de formação. Autoridades e servidores do órgão, foram condecorados pelos relevantes serviços prestados. Os resultados dos trabalhos realizados no Estado também foram expostos, além de apresentações musicais e teatrais.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida ressaltou que desde quando assumiu o cargo foi convidado pelo responsável pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), Welton Ribeiro, para manter uma relação direta com o setor e todos os servidores da divisão. “No Detran Rondônia, temos um papel muito importante dentro do sistema de segurança pública, nós salvamos vidas! Vocês principalmente, que estão na ponta, na lida. Vocês salvam vidas toda vez que tiram um motorista alcoolizado do trânsito. Estamos muito felizes com o caminho que temos traçado. É muito bom poder ver reunidos os servidores e suas famílias aqui hoje, pois nossos familiares são a base para seguirmos em frente”, afirmou.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e Coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, falou da satisfação em estar realizando o 1º Encontro de Fiscalização de Trânsito do Estado de Rondônia e contou um pouco sobre a sua carreira dentro do órgão, onde é servidor efetivo. Ele lembrou que foi por oito anos consecutivos Auditor Interno (Audint), depois foi diretor Administrativo e Financeiro (DAF) do Detran e em meados de 2019 foi informado que iria assumir a diretoria de Fiscalização. “Confesso que tive um choque, pois estava acostumado a trabalhar na parte administrativa. Ir para o serviço operacional e ainda mais na Fiscalização, foi difícil. Confesso a vocês que foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado. Mudei totalmente a minha visão sobre o trabalho realizado e hoje posso dizer que sou apaixonado pelo meu trabalho na fiscalização junto com todos vocês”, fazendo referência aos servidores da pasta, afirmou o coordenador da Lei Seca em Rondônia.

Diversas autoridades e servidores tiveram seus trabalhos reconhecidos e foram homenageados pelos relevantes serviços prestados, entre os condecorados estão: o tenente PM, Afonso Costa Sobrinho; o subtenente PM, José Augusto Umbelino; o agente de Polícia Civil, Hugo Guilherme Correia; o auxiliar de fiscalização de trânsito, Carlos Alessandro da Silva; o agente de trânsito, Adelino Silva de Araujo, o servidor federal localizado, Hatus Wagner Curci e a coordenadora de Comunicação Social do Detran Rondônia, Eleni Caetano.

Durante o evento o diretor da Dtfat apresentou um balanço das principais ações da fiscalização em 2021, dando ênfase as realizações da operação Lei Seca e da ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” realizadas em todo o Estado. “A Ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” foi criada para trabalhar exclusivamente com motociclistas que são as principais vitimas de acidentes de trânsito. Cerca de 80% dos sinistros de trânsito tem o envolvimento de motociclistas”, afirmou Welton Ribeiro.

No auge da pandemia da covid-19 a diretoria de Fiscalização desenvolveu a ação “Detran Pela Vida” em cumprimento ao Decreto do Governo do Estado para manter o distanciamento social e evitar que a doença se alastrasse ainda mais. No período de março a setembro de 2021, foram realizadas 246 ações que resultaram em 30.166 abordagens.

Também foram apresentados os novos etilômetros que possuem muito mais tecnologia e é capaz de revelar se o motorista ingeriu bebida alcoólica sem que precise encostar a boca no aparelho. Da janela do veículo, o agente de trânsito poderá perceber se há indícios de alcoolemia. O agente e chefe de recolhimento e liberação de veículos, Ruimar Pereira de Lima, descontraiu o público presente ao andar em meio à plateia no teatro, na tentativa de identificar alguém com sintoma alcoólico. a descontração foi bem recebida pelo diretor-geral do Detran, Paulo Higo, que somou com a brincadeira do servidor. A brincadeira fazia parte da peça teatral realizada pelos servidores da Diretoria de Fiscalização. O servidor Joe Araújo dos Santos, fez a apresentação de um número de dança junto com a sua esposa Radamires Santos. A agente de trânsito, Nádia Lizie de Paula mostrou o seu talento soltando a voz e encanto o público.

Os novos uniformes de trabalho dos agentes de trânsito, um para cada situação também foram apresentados. São trajes que levam em consideração que o trabalho operacional, geralmente é feito ao ar livre e o servidor está exposto ao calor e chuva O tecido da roupa tem mecanismo de proteção à pele humana; o uniforme de trabalho administrativo, para ambientes fechado e climatizado e o uniforme de trânsito quando os agentes tiverem em deslocamento para missões em outros municípios.

Ao final do evento o diretor de fiscalização e ações de trânsito, Welton Ribeiro e o assessor da diretoria, Saimon Rio Nildo Flores, respectivamente foram surpreendidos com uma homenagem feita pela coordenadora de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), Samia de Lima Almeida, ressaltando a competência e o comprometimento em prol do trabalho e da sociedade.


Texto: Eleni Caetano/Jarlana Davy
Fotos: Esio Mendes/Ivi Fideles/Hagnes Chediak
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários