Detran Rondônia conclui formação de 50 agentes de trânsito

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Detran Rondônia conclui formação de 50 agentes de trânsito


Com carga horária de 200 horas/aula o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia está concluindo a formação da 1º turma de agentes de trânsito. Nesta terça-feira (7), os 50 agentes de trânsito que estão concluindo a formação estarão atuando na prática em vários pontos da cidade de Porto Velho. O curso de formação teve duração de cinco semanas de forma remota e 16 horas de aulas práticas de forma presencial.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, destacou a importância da formação dos agentes de trânsito para a autarquia e para a sociedade, pois estarão atuando no trânsito, profissionais com formação específica para a função. “O agente de trânsito é o profissional que fiscaliza o tráfego de veículos, afim de evitar acidentes e engarrafamentos nas vias das cidades, além de orientar pedestres nas vias urbanas”, afirmou o diretor de Fiscalização do Detran Rondônia.

O curso foi ministrado por professores especialistas em trânsito, que têm vasta experiência profissional, a exemplo do tenente coronel da Reforma Remunerada, Ordeli Savedra Gomes e do professor Josimar Campos Amaral, além de professores convidados para suas áreas específicas, mestre Greici Moratelli Sampaio, na disciplina de Língua Portuguesa e vários outros especialistas que contribuíram para a formação dos agentes de trânsito de Rondônia.

O conteúdo programático do curso de formação de agentes de trânsito seguiu os termos da Portaria 94 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de 2017, alterada pela Portaria 150/21/Senatran. Sendo o conteúdo distribuído da seguinte forma:

Sendo 40 horas/aula destinadas ao Módulo I de Legislação de Trânsito; 20 horas/aula do Módulo II, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito; 48 horas/aula do Módulo III de Legislação de Trânsito Aplicada; oito horas/aula do Modulo IV, Ética e Cidadania; 12 horas/aula ao Modulo V, Psicologia Aplicada; oito horas/aula do Modulo VI, Papel Educador do Agente; oito horas/aula ao Modulo VII, Língua Portuguesa; 16 horas/aula do Modulo VIII, Operação e Fiscalização de Trânsito; 40 horas/aula ao Modulo IX, Prática Operacional.

Com a formação concluída os agentes de trânsito estarão aptos e exercerem suas atividades de forma regular para atuarem de forma repressiva, emitirem notificações, sendo o elo entre o Poder público e a sociedade nas mudanças efetivas do trânsito. O agente de trânsito é um profissional com amplo conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O agente de trânsito tem a função de fiscalizar e promover a retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade ou que possa gerar transtornos à sinalização viária, ou que venha obstruir ou interromper a livre circulação ou comprometer a segurança do trânsito. Além de providenciar a sinalização de emergência ou qualquer outra medida de reorientação do trânsito em casos de acidentes, alagamentos e modificações temporárias da circulação.

A Coordenadoria de Qualidade (Cquali) do Detran Rondônia, responsável pela qualificação de todos os servidores do Detran Rondônia, trabalhou muito para que o curso de formação de agentes de trânsito fosse uma realidade. Segundo a coordenadora da Cquali, Claudiene Dias da Silva, outros cursos de formação serão realizados, para formar todos os servidores que atuam na função dentro da autarquia.

Claudiene Dias, explicou que a formação dos agentes de trânsito seguiu a legislação de trânsito e o Sistema Nacional de Trânsito, as normas de circulação e conduta, infrações e penalidade, prazos, processo de penalidade, dentre outros, “nossos agentes de trânsito, estão muito bem qualificados para exercerem a função”, afirmou a Claudiene.


Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ivi Fideles
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários