No “Dia Nacional da Língua Portuguesa”, Governo de Rondônia destaca importância para sociedade

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

No “Dia Nacional da Língua Portuguesa”, Governo de Rondônia destaca importância para sociedade


Instituído em 2006, o Dia Nacional da Língua Portuguesa passou a ser comemorado no dia 5 de novembro. A data foi escolhida em virtude do nascimento de Rui Barbosa, escritor e político brasileiro que se dedicou profundamente ao estudo da língua. Ele nasceu em 5 de novembro de 1849. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destaca a importância da valorização em todas as esferas da sociedade.

Considerada a 9° língua mais falada no mundo, a língua portuguesa é falada no Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A gerente de Formação, Capacitação Técnica e Pedagógica, Silvânia Gregório Carlos, é professora e pesquisadora. Ela explica que a Língua Portuguesa chegou ao Brasil com a colonização portuguesa. Mas foram os jesuítas os responsáveis por difundir a língua no Brasil. No ano de 1759 eles foram expulsos e o português se tornou a língua oficial do Brasil. Além disso, é possível observar, segundo Silvânia, diversas palavras indígenas que foram incorporadas ao português e, posteriormente, expressões utilizadas pelos escravos africanos e imigrantes também foram adotadas. Assim, o idioma português foi se juntando à família linguística tupi-guarani, em especialmente o Tupinambá, um dos dialetos Tupi.

A IDENTIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA

Apesar da colonização ter acontecido pelos portugueses, hoje existem diversas diferenças entre o português falado no Brasil e em Portugal. Para Silvânia, existem quatro realidades para focar: a língua, a cultura, a identidade e o povo. Todas indissociáveis, já que o povo tem uma identidade, que é resultado dos traços manifestados em sua própria cultura, representados pela mediação das linguagens, sobretudo da linguagem verbal. Em outras palavras, a língua portuguesa não se resume apenas aos conjuntos de frases gramaticais para ser definida como um fenômeno social, e sim, da própria cultura de um modo geral.

“A Língua Portuguesa é um patrimônio vivo e em minha opinião ela tem a sonoridade mais linda do mundo. Sem diminuir nenhuma outra. Amo estudar as línguas e suas estruturas, todavia, a nossa é diferenciada”, avalia Silvânia.

Embora as características técnicas da Língua Portuguesa se sobressaiam no aprendizado do idioma, o caráter político, histórico e sociocultural vai além. Ela está presente nas interações sociais e sempre em constante mudança.

“A língua de um povo é um organismo vivo que se modifica ao longo do tempo, e o seu povo, dela se apropria nas suas interações sociais, ela não é estática, é dinâmica e a cada dia são acrescidas palavras novas em nosso repertório surgindo expressões e conceitos igualmente novos” destaca Silvânia.


Texto: João Antônio Alves
Fotos: Edcarlos Carvalho e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários