Governo de Rondônia realiza primeira videolaparoscopia no Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Governo de Rondônia realiza primeira videolaparoscopia no Hospital João Paulo II, em Porto Velho


O procedimento realizado foi colecistectomia videolaparoscópica

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou a primeira cirurgia por meio de videolaparoscopia. O aparelho foi entregue recentemente ao Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, e já está em funcionamento. Trata-se de um aparelho endoscópico que serve para diagnosticar e realizar cirurgias mais eficientes e menos traumáticas.

A primeira cirurgia aconteceu em um paciente de 66 anos, de Porto Velho. O procedimento realizado foi colecistectomia videolaparoscópica, uma cirurgia realizada com o objetivo de remover a vesícula biliar. É uma técnica menos invasiva do que a aberta, possibilitando uma recuperação mais rápida para o paciente.

A técnica com o novo aparelho é feita sob anestesia geral, onde são realizadas incisões e, depois, introduzidas pinças do equipamento, além da câmera que é indispensável na cirurgia usando esta tecnologia moderna. Com o aparelho é possível visualizar toda a cavidade abdominal e e elaboração dos procedimentos.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, fez parte da equipe médica nesta primeira cirurgia, ocorrida na última quarta-feira (3) juntamente com os médicos cirurgiões: Henrique Furuno, Wenceslau Ruiz, Tariqui Silva. Ao concluir a operação, o secretário destaca a importância do equipamento para ajudar nos procedimentos no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II. “A nossa primeira cirurgia foi um sucesso. Com um aparelho moderno será possível realizar um diagnóstico mais completo e seguro do paciente, podendo evitar grandes cirurgias. O objetivo é oferecer um serviço de saúde de excelência”, pontuou.

O aparelho no valor de R$ 342 mil, foi adquirido com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Chiquinho da Emater e atenderá as necessidades de todo o Estado.


Fonte
Texto: Ludmary Nascimento
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários