Governo de Rondônia promove geração de emprego e renda com qualificação de condutores ofertada pela Escola Pública de Trânsito

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Governo de Rondônia promove geração de emprego e renda com qualificação de condutores ofertada pela Escola Pública de Trânsito


O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), realizou cursos de formação e atualização de condutores especializados para profissionais que exercem atividade remunerada dando segurança ao trânsito rondoniense.

Nos meses de junho a outubro, a Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran) esteve presente nos municípios de Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Machadinho d’Oeste, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste e Cacoal, administrando os cursos de formação.

Foram cerca de mil profissionais qualificados em todo o Estado entre condutores de transporte coletivo de passageiro, de veículo de emergência, de transporte de produtos perigosos, transporte de cargas indivisíveis, mototaxistas e condutores do transporte escolar.

Os cursos ofertados são organizados numa perspectiva multidisciplinar nos termos da Resolução Nº 789 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), priorizando conhecimentos de direção defensiva, noções de primeiros socorros e combate a incêndios, relacionamento interpessoal no trânsito e saúde emocional dos condutores, direção psicológica, que primam pela observância do direito a um trânsito seguro para todos.

Além do cumprimento da função institucional, que tem a educação de trânsito como pilar, a Escola Pública de Trânsito, ao ofertar cursos especializados também promove uma devolutiva social.

“Entregamos educação de qualidade nas diferentes regiões do Estado, fomentando a segurança viária, propiciando a geração de emprego e renda por meio da qualificação desses condutores para o mercado de trabalho”, disse a supervisora da Coordenadoria da Eptran, Luciana Neves Nunes.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destaca que a Escola de Trânsito se destina a promover a política nacional de trânsito, bem como execução de ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito. “A educação de trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário; por isso a Ceptran tem um papel fundamental para o cumprimento da função institucional do Detran”.

“Agradecemos aos gestores do Detran pelo apoio e aos colaboradores que atuam como docentes nos referidos cursos, que prestam um serviço qualificado à população”, disse Luciana Neves Nunes.

Em novembro, a Eptran vai promover curso de condutor de emergência para a Base Aérea de Porto Velho.

Para mais informações sobre objetivos e competências da Escola de Trânsito basta consultar a Resolução do Contran Nº. 515 de 18 de dezembro de 2014.


Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Ivi Fideles, Daiane Mendonça e Manoel Bosco
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários