Livre Aftosa: Padovani apresenta detalhes de evento que deve reunir mais de 1.5 mil produtores rurais de Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Livre Aftosa: Padovani apresenta detalhes de evento que deve reunir mais de 1.5 mil produtores rurais de Rondônia

  Técnicos de vários estados e da Bolívia confirmaram presença.

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) Evandro Padovani deu mais detalhes sobre o evento do agronegócio que será realizado em Ji-Paraná no próximo dia 30 de outubro. De acordo com o secretário, a expectativa é de o encontro reúna pelo menos 1.5 mil produtores rurais de todo o Estado. Ainda segundo informações do secretário, as diversas pautas que compõem o evento irão promover um grande debate cujo foco é desenvolvimento e fortalecimento do setor não só em Rondônia, mas em toda região, uma vez que técnicos dos estados do Acre, Mato-Grosso, Amazonas e até mesmo da Bolívia, além de profissionais dos 52 municípios de Rondônia, confirmaram presença.

A agenda principal do encontro é a entrega do certificado de livre aftosa sem vacinação, status conferido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aos estados. “Essa classificação é uma vitória para toda comunidade do agronegócio rondoniense, pois só é obtida através de uma ação conjunta. O Governador Marcos Rocha fez um grande trabalho mantendo Rondônia como referência na agricultura”, comentou Padovani. Ainda segundo o secretário, este status é conferido aos estados de forma semestral através de auditoria promovida pelo MAPA. “Perder essa condição é muito fácil, por isso o trabalho em conjunto e as ações de governo são de extrema importância para que consigamos manter a qualidade da sanidade animal e avançar cada vez mais no setor”, explica.

Durante a solenidade, serão apresentados os vencedores da 6ª edição do Concafé, além da distribuição de seis milhões de mudas de café como meio de incentivar e comemorar os grandes resultados obtidos pela cafeicultura de Rondônia.

Outro ponto alto do evento é a entrega de 3.8 mil títulos de propriedade. Este trabalho é de responsabilidade do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo Filho, porém conta com o apoio do Governo do Estado de Rondônia, através de parceria firmada entre o Governador Marcos Rocha com o Governo Federal. “A nossa aliança com o presidente Bolsonaro é de extrema importância para o desenvolvimento de Rondônia. Foi graças a essa parceria que conseguimos estabelecer este projeto grandioso em nosso Estado e maximizá-lo aos outros estados da federação”, disse Marcos Rocha.

TEREZA CRISTINA

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, é uma das convidadas de honra do evento. Ela deve entregar pessoalmente ao governador o status de livre Aftosa. O presidente Jair Bolsonaro também foi convidado a participar do evento.

Postar um comentário

0 Comentários