Header Ads

Rondônia é o segundo Estado com menos óbitos por covid-19 no Brasil e o primeiro na região Norte


Medidas estratégicas adotadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levaram o Estado ao 2º lugar no ranking brasileiro com menos óbitos por covid-19. O levantamento foi feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, e considera a variação da média dos últimos sete dias em relação à média de duas semanas anteriores.

Rondônia registrou 62% de queda na quantidade de mortes pela doença, o que o deixa em 1º lugar na região Norte com menos óbitos. Nacionalmente, só fica atrás do estado do Ceará, com 68% de redução.

‘‘O Governo de Rondônia fez além das suas competências legais para ajudar os municípios, e toda população no enfrentamento à pandemia’’, considera o secretário da Saúde, Fernando Máximo.

O secretário pontuou ainda que das diversas medidas adotadas pela Sesau, duas são consideradas essenciais para que o Estado conseguisse amenizar os impactos da pandemia para os rondonienses. ‘‘A primeira delas são os drive-thrus de testagem rápida para covid-19, com isolamento dos casos positivos, quebrando a cadeia de transmissão de vírus; e a segunda ação foi a criação da operação “SOS Vacinação”, que apesar não ser atribuição do Poder executivo vacinar, o governador Marcos Rocha nos orientou a socorrer os municípios com dificuldades, e assim fizemos, quebrando o recorde de vacinação nas cidades que fizemos a ação’’.

A vacinação é responsabilidade dos Municípios, enquanto o Governo de Rondônia recebe e distribui os imunizantes, mas em Rondônia o apoio do Estado às prefeituras permitiu ampliar a população vacinada.

‘‘Nós pedimos para que a população continue vacinando, usando máscara, e evitando aglomerações’’, orienta Fernando Máximo.

No panorama nacional, Rondônia aparece junto com mais 16 estados com queda no número de óbitos por covid-19. Outros seis mais o Distrito Federal estão em instabilidade e três estados apresentam alta de casos. Conforme o último Boletim Covid de Rondônia, o Estado registrou 263.586 casos; destes a maioria são pacientes recuperados, 255.874 (97,07%) e 6.481 óbitos (2,46%).


Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ricardo Barros, Ítalo Ricardo, Ésio Mendes e Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Nenhum comentário