Header Ads

Rondônia recebe mais de 69 mil doses de vacinas contra a covid-19


Para fortalecer o enfrentamento à covid-19, o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), recebeu neste sábado (7) na Central de Rede de Frio, em Porto Velho, mais uma remessa de imunizantes contendo 69.760 doses. O novo lote encaminhado pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), contém as vacinas das farmacêuticas: AstraZêneca (36.150); Pfizer (32.720) e Janssen (850 – dose única), no qual serão distribuídos aos 52 municípios do Estado.

De acordo com a Agevisa, a remessa que é considerada uma quantidade maior de imunizantes encaminhados pelo MS, vai servir para atender o público-alvo previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO), contemplando 1ª e 2ª doses à população igual ou superior de 18 anos. Com este lote, já são 1.377.358 (um milhão, trezentas e setenta e sete mil, trezentas e cinquenta e oito) doses para combater o vírus em toda Rondônia.

Durante o recebimento das vacinas, o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, comentou sobre o empenho do Governo de Rondônia para a viabilização do Plano Nacional de Aceleração da Vacina e afirmou que a vacinação é a medida preventiva para reduzir a ocorrência de casos graves e eventuais óbitos. Ele também enfatizou a necessidade da população completar o esquema vacinal com a segunda dose.

“Fazemos um apelo a toda comunidade rondoniense pra que não deixem de buscar a segunda dose da vacina contra a covid-19. Somente com essa mobilização em prol da saúde, encerra-se o ciclo da imunização. Lembramos ainda que é necessário manter os protocolos sanitários entre as pessoas, respeitando o distanciamento social, usando máscara de proteção e higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%”, acrescentou.

O superintendente estadual do Ministério da Saúde, Igor Mendonça, também destacou a logística exercida pelos órgãos estaduais de Saúde na distribuição dos imunizantes aos 52 municípios. “Desde o início de 2021, quando passamos a receber vacinas contra a covid-19 do Governo Federal, o procedimento é feito primeiro pela Central de Rede de Frio, na qual uma equipe especializada reúne os lotes contendo as quantidades que devem ser entregues ao interior. Após isso, de forma célere, elas são enviadas às cidades”, explica.

A partir deste domingo, o novo lote recebido será distribuído às seis Gerências Regionais de Saúde (GRS), sendo para Ji-Paraná (14.206 doses); Cacoal (7.326); Vilhena (6.465); Ariquemes (5.786); Rolim de Moura (7.043) e Porto Velho (28.934).

Ainda segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde, a sociedade pode acompanhar a quantidade de doses recebidas por vacinas, e a aplicação realizada pelos municípios do Estado por meio do Portal Covid.


Texto: Jackson Vicente
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Nenhum comentário