Header Ads

Kit alimentação vai contemplar mais de 9 mil alunos da rede estadual de Cacoal e Ministro Andreazza



O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), avança nas entregas dos kits de alimentação escolar. Nesta semana, com produtos adquiridos diretamente da Agricultura Familiar, estão sendo entregues 9.484 kits aos alunos matriculados nas escolas da rede estadual de Cacoal e Ministro Andreazza. O objetivo é auxiliar as famílias dos estudantes durante o período de pandemia. Todos os estabelecimentos de ensino contemplados fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa Estadual de Alimentação Escolar (Peale) do ano de 2020.

“Com a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, ficou ainda mais evidente a importância da alimentação escolar. É algo essencial na vida de estudantes em vulnerabilidade social, pois muitos têm na merenda escolar a principal refeição do dia. É por isso esse esforço do Governo de Rondônia para garantir que essa alimentação continue chegando aos estudantes”, explicou José Moura, secretário regional do Governo em Cacoal.

Na quarta-feira (30), a entrega dos kits aconteceu na Escola Estadual Carlos Gomes, que atende 973 alunos matriculados do 1º ao 9º ano. O pedreiro José Evandro Bispo de Santana, pai de Cauã, aluno do 8º B, chegou cedo na escola. “É algo que ajuda bastante, em todos os aspectos. Qualquer item que venha agregar na alimentação das crianças é importante. Afinal, uma criança bem alimentada desenvolve muito melhor, fica mais focado. Por isso é uma iniciativa muito válida, principalmente, porque a gente ainda tem o nosso emprego, mas muitos pais perderam o trabalho nessa pandemia”, ressaltou.

Os kits da Agricultura Familiar são compostos por mandioca, peixe, abóbora, ovos, banana e outros itens adquiridos de duas cooperativas de pequenos produtores rurais de Cacoal. A dona de casa Sônia Maria Gonçalves Cardoso foi pela manhã na Escola Estadual Graciliano Ramos, onde o filho Marcos estuda. Para ela, o kit é muito importante neste momento de tantas dificuldades. “Ajuda nas despesas, é um gastinho a menos no mês. O Governo acertou muito ao tomar essa iniciativa. Tem muitos que precisam até mais do que nós. Tem muitos pais que não estão conseguindo serviço e a gente não pode pensar só na gente. É preciso pensar nos outros também”, ressaltou.


Ação tem sido elogiada pelos pais dos alunos

Para o diretor escolar Celso Diniz, que há 11 anos está à frente da Escola Graciliano Ramos, é emocionante ver o olhar de pais e mães ao retirarem os kits de merenda escolar. “Esse complemento na alimentação das famílias faz toda a diferença. Desde o início da semana, muitos já ligavam para saber da entrega dos kits. Hoje a escola atende 545 alunos e sabemos a importância desse kit para muitos deles”, ressaltou o diretor.

A entrega continua e a previsão é que, até a segunda semana de julho, todas as 17 escolas estaduais de Cacoal e Ministro Andreazza façam a entrega dos produtos da alimentação para as famílias de todos os alunos matriculados na rede estadual de ensino. Os kits também serão entregues aos alunos das escolas indígenas.

“Esse é um projeto muito bacana que, além de contribuir com a alimentação dos estudantes e de seus familiares, contribui também com os produtores rurais da agricultura familiar. É um projeto que estimula e fortalece a economia rural em todos os municípios de Rondônia. Temos que parabenizar o governador Marcos Rocha por mais este importante trabalho em prol da Educação e dos produtores”, finalizou Severino Bertino Neto, coordenador regional de Educação.


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Nenhum comentário