Governo de Rondônia lança exposição “Meu Mundo” com pintura em tela durante live, nesta sexta-feira, 23

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Governo de Rondônia lança exposição “Meu Mundo” com pintura em tela durante live, nesta sexta-feira, 23



Telas estarão em exposição e uma delas será pintada ao vivo durante a live de lançamento do evento

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), realiza nesta sexta-feira (23) na Galeria Afonso Ligório, no térreo da Casa da Cultura Ivan Marrocos, o lançamento da exposição “Meu Mundo” da artista plástica, Eryle Aguiar.

O lançamento será feito por meio de um live, a partir das 16 horas na página da Funcer. A transmissão ao vivo será coordenada pela diretora da Casa da Cultura Ivan Marrocos, Sílvia Cristina e pelo artista plástico e servidor João Zoghbi com apoio técnico da Sejucel, e apoio cultural e logístico da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer). “O apoio à classe artística é uma das preocupações do governador Marcos Rocha, principalmente nesse período de pandemia. E a Sejucel encontrou nessas transmissões ao vivo uma forma de não deixar os artistas desassistidos de apoio à sua arte”, destacou o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira.

Eryle Aguiar elegeu a “Lágrimas de uma obsessão”, como uma das preferidas

Essa é a primeira exposição de Eryle Aguiar, que já reuniu 45 obras desde que começou a pintar há 10 meses, como forma de expressar o que sente por meio das telas. “Tenho dificuldade de se comunicar por ser autista. O diagnóstico na fase adulta fez com que eu me entendesse um pouco mais e eu precisava me expressar, colocar para fora os meus sentimentos”, relata a artista.

Ela afirma que identificou em sua arte com uma visão contemporânea focada no abstracionismo, que é um estilo artístico que surgiu das vanguardas europeias no século XX, e que buscavam romper com a tradição cultural herdada do passado, monopolizada pela academia, tradicionalista e que focava o “belo” como principal característica.

Das 45 telas que estarão à venda na exposição com preços variados, Eryle Aguiar elegeu a “Lágrimas de uma obsessão”, como uma das preferidas. Ela aponta um misto de sentimentos entre tristeza e felicidade. Diz ainda não sabe como será a 46ª tela que vai ser pintada ao vivo durante a live de lançamento.

As obras de Eryle Aguiar ou eryleabstr¬_arte como é conhecida nas redes sociais, são pinturas em acrílico sobre tela e mista e podem ser encontradas também na internet.

A artista conta que “as obras seguem uma linha tênue, pura, às vezes inocente, mas com bastante firmeza em seus traços que demonstram um pouco de agressividade. Ao mesmo tempo em que é lúdico ao utilizar como recurso técnico as próprias mãos deixando suas digitais bem fortes com a pintura com os dedos, fortes espatuladas e pinceladas em cores quentes contrastando com a suavidade e com vibrações frias, muitas vezes com pigmentos harmoniosamente terrosos”.

A artista plástica é autista e, há 10 meses, encontrou na arte uma forma de expressar o que sente

Para a diretora da Casa da Cultura Ivan Marrocos, Sílvia Cristina, a artista plástica Eryle Aguiar teve uma infância difícil, na adolescência meio que incompreendida por quase todos a sua volta, porém a força de seu trabalho e de sua arte lhe coloca em outra esfera no mundo artístico e natural. “Ela nos procurou, aqui na Casa da Cultura, e sentimos que o seu trabalho tem amadurecido de fase a fase, desde seus primeiros quadros até a produção mais recente, nos convencendo de que se trata de um grande talento ainda em estado de evolução e que lhe credencia fazer sua primeira exposição presencial. Uma oportunidade clara, em que lhe dará mais experiência e crescimento em sua jornada artística”.

A exposição presencial ficará à disposição do público até o dia 17 de agosto, das 9h às 18h na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos, localizada na Avenida Carlos Gomes, 2454, no Bairro Caiari em Porto Velho. Vale ressaltar que para a visitação serão tomados todos os cuidados seguindo o protocolo sanitário contra a covid-19, para garantir a segurança dos visitantes e servidores da Casa da Cultura Ivan Marrocos.


Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários