Governo de Rondônia adquire equipamentos de broncoscopia e retoma exames externos no Hospital de Base, em Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Governo de Rondônia adquire equipamentos de broncoscopia e retoma exames externos no Hospital de Base, em Porto Velho



Equipamento de broncoscopia garante a retomada dos atendimento externos

Dois tubos de broncoscopia foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para o centro de diagnóstico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. Com a aquisição, o atendimento à população retorna com maior agilidade. Os dois equipamentos são: um terapêutico e um para difícil acesso.

A sala de broncoscopia estava fechada desde novembro de 2020. A reabertura vai possibilitar o retorno dos exames externos na unidade. Segundo Ana Claudia, enfermeira responsável pelo serviço, metade da capacidade é utilizada por pacientes internados e a outra parte, disponibilizada aos usuários já regulados na rede estadual.

O exame, popularmente conhecido é a endoscopia respiratória, permite a visualização das vias aéreas, fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia e brônquios. O broncoscópio auxilia no diagnóstico preciso de eventuais alterações na anatomia.

Raquel Gil, diretora-geral do Hospital de Base evidencia que “alcançar a reativação da sala de broncoscopia é o resultado de um esforço conjunto do Governo do Estado, Sesau e equipe técnica. Nós estamos felizes em retornar esse serviço tão importante na nossa unidade”.


Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Brito
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários