Header Ads

Terceiro paciente do Mato Grosso do Sul em tratamento da covid-19 em Rondônia recebe alta hospitalar

   


Rozilda teve 70% de seu pulmão comprometido, devido a gravidade causada pela covid-19

Rozilda da Silva Martins, de 58 anos, é mais uma paciente vinda do Estado de Mato Grosso do Sul, que recebeu alta do Hospital de Campanha (HCamp) em Porto Velho na tarde desta quarta-feira (23), Ela veio transferida em estado grave do município de Dourados, por meio da Operação “Unidos pela Vida” no último dia 4 de junho e ficou 19 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O filho, Diego Pinto Martins, relata que a mãe passou por uma grande batalha ao estar internada na UTI, mas se sente feliz, pelo esforço de todos que cuidaram da paciente no HCamp. “Só nós sabemos o que passamos durante estes dias, até chegarmos aqui. Minha mãe foi uma guerreira e agradeço ao Governo de Rondônia, por todo o cuidado dos enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, por todos que fizeram parte desta operação de tratamento”.

Martins ressalta que o esforço com sua mãe foi válido e que todos os dias, mantinha contato com Rozilda, que reagia bem ao tratamento, tendo mais esperança pela evolução de sua melhora e possível alta do hospital.

Renata Rebeca, nora de Rozilda, que veio de ônibus junto com Diego para buscar a sogra, descreve que o tempo todo recebia informações sobre o estado de saúde, que estava recebendo o melhor atendimento e nada ficou em falta.


Paciente ficou 19 dias internada na UTI do HCamp

A moradora de Dourados, Rozilda chegou a Rondônia com 70% do pulmão comprometido, devido à gravidade causada pela covid-19. A paciente conta que desde sua chegada no HCamp, foi recebida e bem tratada pelos médicos e enfermeiros. “Cheguei aqui no hospital muito mal e graças a Deus, fui muito bem cuidada por todos os enfermeiros e médicos. Estou indo embora muito feliz e agradecida pelo tratamento recebido”.

O gestor da Secretaria de Estado da Saúde, Fernando Máximo, destacou a ajuda recebida pelo Estado de Mato Grosso do Sul, que também recebeu pacientes rondonienses, cedendo leitos de UTIs para o tratamento contra a covid-19. “Da mesma forma que ajudaram a gente lá, agora está sendo nossa vez de ajudá-los. Estamos muito felizes de ver mais uma paciente recebendo alta do Hospital de Campanha, pois é mais uma vitória no meio de tantas pessoas que infelizmente, acabam não resistindo ao vírus”.

Rondônia recebeu ao todo 12 pacientes de Mato Grosso do Sul em estado grave para tratamento em UTIs. Rozilda é a terceira paciente a receber alta hospitalar e ser autorizada a retornar para a cidade natal. Em um vídeo publicado recentemente nas redes sociais, o secretário de saúde de MS, Geraldo Resende, agradeceu aos estados, que desde o início deste mês, tem recebido pacientes que foram transferidos para tratamento fora do Estado.

Resende agradeceu ao Estado de Rondônia e o apoio da secretaria de saúde. “Desde que iniciamos essa batalha incessante contra o coronavírus e em favor da vida, sem hesitar, o Estado abriu seus leitos para acolher vidas sul-mato-grossenses. Quando somos linha de frente, não temos opção, senão lutar e nenhuma luta se vence sozinho”.


Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Nenhum comentário