Sessão é transformada em comissão geral para discutir integração com a Bolívia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Sessão é transformada em comissão geral para discutir integração com a Bolívia


O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), transformou a sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (22) em comissão geral para ouvir deputados do Departamento do Beni, na Bolívia, sobre a integração binacional e a concretização do intercâmbio comercial com o país vizinho. O parlamentar destacou a importância das ações bilaterais visando o fortalecimento do comércio de Rondônia e do Beni.

O primeiro a discursar foi o deputado Lebrão (MDB), que participou de todos os encontros para a discussão do tema. Ele saudou os deputados do Beni, que foram até a Assembleia Legislativa para discutir a interligação daquele Departamento com Rondônia.

Lebrão explicou que o intercâmbio comercial com a Bolívia, a partir da ligação através de uma rodovia, é uma luta antiga. O parlamentar citou tratar-se de uma dívida histórica do Brasil com os bolivianos.

O deputado Eyder Brasil (PSL) disse que a visita é profundamente oportuna e estreita os laços de amizade entre Brasil e Bolívia, principalmente neste momento de pandemia. "Espero que esse encontro permaneça trazendo benefícios para os dois países," disse.

De acordo com o deputado Cirone Deiró (Podemos), é preciso que projetos antigos possam se concretizar. Ele citou que a formalização de parcerias de comercialização de produtos é uma luta do deputado Lebrão (MDB).

“Há anos o colega Lebrão bem buscando meios de interligar os povos de Rondônia e do Departamento do Beni para essa parceria comercial, que, sem dúvida, trará bons impactos para o setor produtivo de ambas as localidades”, destacou Cirone Deiró.

O deputado Ezequiel Neiva (PTB) reforçou seu desejo de que as relações não se limitem apenas à visita dos parlamentares, e que as negociações entre os dois estados possam ser retomadas após a pandemia, buscando sempre o desenvolvimento tanto do Brasil quanto da Bolívia.

O deputado Dr. Neidson (PRN) agradeceu a visita das autoridades bolivianas, assim como a presença do ex-governador de Rondônia, Daniel Pereira, que, segundo o parlamentar, abriu as portas para a exportação, inicialmente de madeira, entre os dois países.

“Isso foi feito por Guajará-Mirim, pelo Porto de Porto Velho e rumo ao Pacífico. Aliás, estive agora pouco no Dnit, onde pude acompanhar a situação dos portos que estão sendo construídos no nosso estado. Um será implantado em Guajará-Mirim e um segundo em Costa Marques. Em Guajará, o investimento ultrapassa os R$ 6 milhões e já estão limpando o terreno para o início da obra.”, destacou Dr. Neidson.

A presidente da Assembleia Departamental do Beni, Cecilia Giraldo Justiniano, disse que agendará reuniões dos deputados de Rondônia com ministros bolivianos para tratar da finalização da rodovia ligando o Brasil e a Bolívia, para que dessa forma seja comprido o Tratado de Petrópolis.

“Dessa maneira também poderemos aquecer a economia boliviana. Sabemos que em nosso país se espera a melhor resposta para essa questão, visando o intercâmbio comercial”, destacou Cecilia Giraldo.

O ex-governador e atual superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, lembrou que a nova parceria entre os dois estados foi retomada em 2013 e que desde então vem sendo fortalecida, principalmente em se tratando das relações comerciais entre os dois países. Ele destacou a necessidade de se implementar melhores acessos entre os dois países, especialmente a ponte entre na região de Guajará-Mirim e Guayará-Mirim.

“Uma dívida de mais de 100 anos que o Brasil tem com os nossos irmãos bolivianos e que está mais do que na hora de ser quitada”, destacou. Daniel Pereira ainda sugeriu a retomada do projeto de navegação entre Rondônia e o Departamento do Beni, com a construção de eclusas junto as usinas do rio Madeira, favorecendo a importação e exportação de mercadorias entre os dois países.

Também participaram da comissão geral os deputados Edgar Segundo Rea Avaroma, Katiuska Fiegueiroa e Jenny Parada Mope.


Texto: Nilton Salina-ALE/RO
Juliana Martins-ALE/RO
Jocenir Sérgio Santanna - ALE/RO
Antônio Pessoa-ALE/RO
Foto: Alex Ribeiro-ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários