No Dia do Turista, ações voltadas ao reforço do turismo em Rondônia são ressaltadas

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

No Dia do Turista, ações voltadas ao reforço do turismo em Rondônia são ressaltadas



O Forte Príncipe da Beira comprova que Rondônia possui um grande potencial turístico

O Dia do Turista no Brasil é comemorado em 13 de junho. A data homenageia pessoas que gostam de viajar para conhecer diferentes lugares, seja em Rondônia, ou ao redor do Brasil e do mundo. O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem dando atenção especial a este setor, que só cresce fortalecendo as ações que valorizam o turismo para melhor atender os visitantes.

Uma dessas ações é o Programa “Viva Rondônia”, com destaque para o projeto “Rondônia Tem Tudo”, um site desenvolvido pela Setur, onde o turista encontra as diversas opções de trajetos do Estado, além da coletânea de livros que mostra o que o Rondônia tem de melhor e os programas desenvolvidos pelo Governo do Estado para alavancar o setor.

De acordo com a assessora técnica da Setur, a turismóloga Roneida Paiva, “a ação faz parte dos chamados “dez eixos temáticos do desenvolvimento do turismo do Estado”, destacados pelos itens: governança, capacitação, empreendedorismo, infraestrutura, criação de fluxo educativo, eventos, promoção, fortalecimento dos produtos, cadastros e estatística, alcançados em todas as regiões do Estado, dividido em sete pólos”, ressalta a assessora.

TURISMO

Além do Dia do Turista, no Brasil ainda é celebrado o Dia Nacional do Turismo em 8 de maio, data esta instituída através da Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012. Existe também o Dia Mundial do Turismo, que é comemorado em 27 de setembro e tem o objetivo de fazer as pessoas conhecerem novos locais, culturas e sociedades.

O turismo é um importante setor da economia brasileira, responsável por gerar milhares de empregos em todo o país. A Organização Mundial do Turismo (OMT) entende que o turismo é o conjunto de atividades desenvolvidas por pessoas durante as viagens e estadas em locais situados fora do seu ambiente habitual por um período consecutivo, mas menor que um ano, por motivos de lazer, negócios entre outros. Essa atividade permite que as pessoas conheçam novos lugares e tenham acesso a novas culturas.


Frank Néry é fotógrafo profissional, mas sempre que pode também viaja para fazer turismo

O fotógrafo profissional, Frank Nery, conta que adora viajar, conhecer lugares novos e fotografar. Para isso, segundo ele, não é preciso sair do Estado. “Rondônia tem várias riquezas culturais que valem a pena conhecer e, que sem dúvida, são apaixonantes. São locais que contam um pouco da história do povo rondoniense, como o Forte Príncipe da Beira, localizado em Costa Marques ou o Vale das Cachoeiras no município de Ouro Preto d’Oeste com suas belezas naturais e únicas. Tem também o Morro Chico Mendes que proporciona uma vista indescritível”.

Ecoturismo ou turismo ecológico é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, predominante em Rondônia. “Para quem gosta de história ou quer vivenciar experiências únicas com paisagens cênicas e naturais, esses lugares são ideais”, complementa o fotografo.

DEVERES DO TURISTA

O turista é essencial e importante para a conversação dos locais que visita e, por isso, deve ser responsável e deixar uma boa impressão. Diante de um cenário de pandemia, é necessário também respeitar as regras de distanciamento social, fazendo uso de máscara e álcool em gel, como também prestigiar o comércio e produção local adquirindo produtos da região e registrando os momentos vivenciados por meio de fotos.

*contém áudio para rádios nas palavras destacadas


Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry e Genilson Souza
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários