Gestantes são contempladas com kits enxoval do programa “Mamãe Cheguei”em Novo Horizonte do Oeste

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Gestantes são contempladas com kits enxoval do programa “Mamãe Cheguei”em Novo Horizonte do Oeste

   



O programa atende grávidas em situação de vulnerabilidade social nos 52 municípios

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com o apoio e parceria do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), entregou neste sábado (26) kits enxoval do programa “Mamãe Cheguei”, durante o ato de lançamento do projeto “Tchau Poeira”. Para evitar aglomerações, duas grávidas receberam os kits de forma simbólica, representando as 47 gestantes atendidas pelo programa no município.


Já são 47 gestantes sendo atendidas pelo programa em Novo Horizonte do Oeste

Com a finalidade de dar assistência as futuras mamães, diminuindo a mortalidade infantil por meio do fortalecimento do vínculo entre mãe e filho durante o pré-natal, o programa atende grávidas em situação de vulnerabilidade social nos 52 municípios. A secretária da Seas, Luana Rocha, destaca que o município de Novo Horizonte do Oeste, tem como meta cadastrar 60 grávidas. “O município está de parabéns. Já são 47 gestantes sendo atendidas pelo programa, mas quero aqui, pedir para o prefeito Cleiton Cheregato, que a meta de 60 mães seja atingida e se possível, em parceria, nós possamos ampliar essa meta”, disse.

De acordo com Luana, o kit enxoval é um benefício a mais para as mães. “A ideia do programa é realizar todo o acompanhamento durante o período gestacional e quando as mamães estiverem perto de dar à luz receberem o enxoval. Cada kit é composto por um travesseiro, um jogo de lençol com três peças, dez fraldas de tecido, três jogos de pagãozinhos, um macacão longo sem pé, um macacão curto, três conjuntos de camisetas sem manga e mijãozinhos, quatro pares de meia, um cueiro, uma toalha de banho com capuz, uma bolsa maternidade, três camisetas sem manga, um sabonete em barra, três sapatinhos, duas fitas adesivas, duas calças plásticas nº 3, duas calças plásticas nº 2, 50 fraldas descartáveis e uma banheira.”, explicou.

“Agora o programa ganha o reforço da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), que vai levar o programa as propriedades rurais para atender agricultoras”, comentou Luana.


A agricultora Cintia de Oliveira Moraes Preto com o kit em mãos

Grávida de 33 semanas, a agricultora Cintia de Oliveira Moraes Preto, reforçou a importância das mulheres gestantes procurarem a equipe da assistência social e se cadastrarem. “O programa é muito importante. Ele chega no momento em que a gente mais precisa. A equipe é atenciosa. O meu muito obrigada ao governador Marcos Rocha e a secretária Luana. Eu incentivo mil vezes para que as mamães se cadastrem”, frisou.

A agricultora tomou conhecimento do “Mamãe Cheguei”, por meio da equipe do programa “Criança Feliz +” do qual também é beneficiaria. “Hoje eu recebo R$ 100 reais por mês do programa “Criança Feliz +” e isso tem complementado a nossa renda familiar”, finalizou.

CRIANÇA FELIZ +

O programa de transferência de renda “Criança Feliz +” foi criado em 2019 para beneficiar as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. As famílias beneficiadas recebem mensalmente o valor de R$ 100 reais. Os recursos são disponibilizados pelo Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). O município de Novo Horizonte do Oeste já atende 54 crianças desde o ano de 2020.

Durante a solenidade do Programa “Tchau Poeira”, a secretária Luana Rocha, também solicitou do prefeito a ampliação da meta de crianças cadastradas no programa “Criança Feliz +”. “Esse programa é importante para o desenvolvimento infantil e tem como principal objetivo o fortalecimento de vínculo, atendendo famílias que tem crianças de zero a três anos, em situações de vulnerabilidade social e econômica”, finalizou.


Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários