Ministro do Meio Ambiente é alvo de operação da PF

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Ministro do Meio Ambiente é alvo de operação da PF



O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é alvo de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (18). A PF cumpre mandados desde as primeiras horas desta manhã referentes à Operação Akuanduba, que visa apurar crimes contra a administração pública praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. Entre os crimes supostamente praticados há a prática dfe corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando.

Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Pará. As medidas foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além das buscas, o STF determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente. Houve ainda a determinação de suspensão imediata da aplicação de um despacho, emitido em fevereiro de 2020, que, contrariando normativos e pareceres técnicos do Ibama, permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação. Os agentes avaliam que o despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020.

As investigações da PF foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira.


Fonte: Rondoniagora

Postar um comentário

0 Comentários