Sebrae fortalece a agricultura familiar na produção de cacau sustentável

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Sebrae fortalece a agricultura familiar na produção de cacau sustentável

 

O Sebrae em Rondônia realiza um trabalho junto aos produtores de cacau da região central do estado. A iniciativa prevê uma série de ações que auxiliam a gestão, aumento de produtividade e qualidade do produto, boas práticas, acesso a mercado e também um trabalho de Identificação Geográfica do Cacau.

No município de Teixeirópolis, localizado na região central do Estado de Rondônia, a produção de cacau garante a sustentabilidade de uma família inteira e mantém o jovem do campo na área rural, o tornando empreendedor na cacauicultura com o apoio do Sebrae.

O jovem de 24 anos, Estevão Fernandes Magalhães, conta que conheceu o Sebrae em 2014, fazendo cursos de gestão no campo. Aplicando o que ele aprendeu nos cursos, hoje, ele faz a gerencia da Estância Ana Julia, sítio onde vive toda a família e onde eles produzem o cacau. “Somos seis pessoas na nossa família e vivemos da renda gerada pela atividade com o Cacau”, afirma.

Estevão conta que ele fez o caminho que poucos jovens fazem que é o de se manter na área rural e dar continuidade aos trabalhos da agricultura familiar. “O êxodo rural faz com que a agricultura familiar diminua a cada dia, e eu fiz a escolha de permanecer no campo e mostrar que a propriedade rural pode ser tão ou até mais rentável que os trabalhos desenvolvidos na cidade.”, declara.

“O Sebrae contribuiu com a decisão que tomei de continuar no campo e trabalhar com produção de cacau. Com as técnicas de gestão que aprendi nos cursos e com assistência técnica que recebemos eu consegui ver que a propriedade tem rentabilidade e já estamos melhorando cada vez mais a produção”, frisa Estevão.

O jovem acrescenta ainda que a relação dele com o sítio onde vive com sua família é uma relação de empresa e que seu objetivo é cada vez mais aumentar a renda na propriedade e melhorar a qualidade de vida de toda a família.

Marcileide Zirondi, analista de negócios do Sebrae no município de Jaru, conta que Estevão percebeu na cacauicultura um grande negócio e resolveu implementar na sua empresa rural as técnicas que ele aprendeu. “Os jovem que decidem permanecer em suas propriedades rurais podem contar com Sebrae para aprimorar os negócios da agricultura familiar usando ferramentas e novas tecnologias disponibilizadas através de cursos e consultorias, como o Projeto do Cacau, comenta.

“O Projeto do Cacau pelo Sebrae em Rondônia está bem focado na região central onde tem um grande número de produtores de cacau e contribui para que os produtores identifiquem o quanto o mercado deles é importante. Junto com esse trabalho é realizado o projeto de Identificação Geográfica para a cadeia produtiva da Cacauicultura, que impulsiona o produtor na busca por melhorias, agregando valor ao produto e trazendo o reconhecimento de mercado”, explica Marcileide Zirondi.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Rolim Notícias

Postar um comentário

0 Comentários