Header Ads

Produtores iniciam colheita da safra de café em Rondônia


Com a expectativa de colheita superior a 2 milhões de sacas de café, Rondônia deu início a colheita da safra do Café Robusta. A data, incluída no Calendário Oficial do Estado, é celebrado anualmente no dia 10 de abril.

Segundo o governo de Rondônia, a data tem como "objetivo estimular os cafeicultores a iniciarem a colheita a partir do momento em que os frutos do cafeeiro estejam maduros, fato que possibilita ganhos em rendimento e em qualidade do produto final."

“Existem variedades de cafés em Rondônia e clones diferentes. Cada um dos clones iniciam a maturação em períodos diferentes conhecidos como ciclos de maturação precoce, intermediário e tardio. Na média, os cafés mais precoces começam sua maturação a partir de abril, mês de início da colheita que se estende até o mês de agosto”, explicou o engenheiro agrônomo da Seagri, Janderson Dalazen.

No topo do norte
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o café representa 16,16% do Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP), podendo alcançar o valor de R$ 1,01 bilhão em 2021. Além disso, a área de produção de café em Rondônia é de 65.034 ha.

Os municípios que lideram o ranking de maiores áreas produtoras de café são:
Cacoal,
São Miguel do Guaporé,
Alta Floresta D’Oeste.

Atualmente, o café está entre as cinco maiores culturas do estado, sendo o 5º maior produtor de café do país e o maior produtor da Região Norte.

Premiações
Ronaldo Bento, da zona rural de Cacoal e tetra campeão Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), deve receber uma secadora de café, já que foi o campeão de sustentabilidade do Concafé 2020. Em sua propriedade, o governo do estado fará a abertura oficial da colheita do café, que acontecerá de forma simbólica.


Fonte: G1 RO

Nenhum comentário