Chiquinho da Emater fala sobre a crise no setor leiteiro em Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Chiquinho da Emater fala sobre a crise no setor leiteiro em Rondônia

 


O deputado Chiquinho da Emater (PSB) abordou nesta terça-feira (13), durante sessão ordinária, a crise no setor leiteiro em Rondônia. Ele disse que já está marcado um debate sobre o tema para o próximo dia 19, na Comissão de Agricultura da Casa e antecipou que autoridades e representantes dos produtores e laticínios, envolvidos na questão, foram convocados.

Chiquinho informou que o custo da produção do litro de leite em Rondônia, conforme dados da Emater, é de R$1,26 e os laticínios só oferecem R$1,20 por litro. Ele lembrou o aumento no preço de insumos, como é o caso do sal mineral.

Outro fator que vem contribuindo para inflacionar a produção, segundo ele, é a constante majoração no preço do combustível. Segundo ele, a greve dos produtores é justa, mas a situação dos laticínios também merece ser analisada. “Não é fácil, mas temos que encontrar a melhor solução para todos,” disse. “Ajudar o produtor é nossa obrigação,” reforçou.

O parlamentar falou ainda sobre a proibição para pouso e decolagem em vários aeroportos no interior de Rondônia, pedindo empenho da bancada federal na questão junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) . Anunciou também que encaminhou ofício para o DR, solicitando plantas para melhorias e adequações nos aeroportos.

Ele disse que, além de outros problemas, a falta de operacionalidade nos aeroportos, tem dificultado o transporte de infectados pelo novo coronavírus necessitados de assistência médica em outros centros. Chiquinho lamentou também o falecimento do padre José Leylson de Sousa Alfredo, de Alto Paraíso. O religioso foi o idealizador da Fazenda Esperança, comunidade que atua na recuperação de dependentes químicos.


Texto: Antônio Pessoa-ALE/RO
Foto: Diego Queiroz-ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários