Mais de 800 pessoas realizaram teste rápido contra a Covid-19 neste sábado em Cacoal

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Mais de 800 pessoas realizaram teste rápido contra a Covid-19 neste sábado em Cacoal



897 pessoas fizeram o teste rápido e 114 testaram positivo para a Covid-19

Em uma ação do Governo de Rondônia, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com apoio do Exército Brasileiro, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Juventude Voluntária e Prefeitura Municipal, foi realizado neste sábado (27) um drive thru de testagem rápida para a Covid-19 em Cacoal.

Ao todo, 897 pessoas estiveram na ação em busca do teste rápido antígeno (coleta nasal) e 114 confirmaram positivo para a doença ocasionada pelo novo coronavírus. Todas as pessoas positivadas receberam toda a orientação médica e aqueles que optaram, já saíram do drive thru com os medicamentos para iniciar o tratamento precoce.

“É extremamente importante fechar esse diagnóstico de forma precoce e dar a oportunidade da consulta e tratamento. E também, obviamente, quando a gente avisa à pessoa que ela está positivo, ela sabe que terá que ficar em isolamento por pelo menos 10 dias. Isso é fundamental, pois nós sabemos que essa cepa nova é muito mais infectiva, contamina-se muito mais fácil, então isolando quem está com o vírus, a gente impede que mais pessoas corram o risco de ser contaminadas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, que esteve acompanhando in loco as ações em Cacoal.

O modelo de drive-thru tem sido adotado pelo Governo de Rondônia para evitar a circulação e aglomeração, pois possibilita que a pessoa permaneça no próprio veículo enquanto realiza o teste, evitando o contato externo. Em Cacoal, a população compareceu ao drive thru a bordo de carros, motos e até mesmo caminhões.

“A ação deste sábado foi dividida em quatro etapas: uma triagem, feita pela equipe da Defesa Civil, a realização do teste rápido com a coleta nasal, por uma equipe multidisciplinar da Sesau, o procedimento de notificação, feito pela Juventude Solidária, e a entrega do resultado do exame, também feita por uma equipe multidisciplinar da Sesau, que inclui médicos e farmacêuticos. Além do suporte do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e de servidores do município”, detalhou a coordenadora de planejamento das Ações de drive-thru da Sesau, Isabela Luz.

O Governo de Rondônia tem feito um grande esforço para que a testagem rápida atinja o maior número de pessoas. Além das ações no formato drive thru realizadas pelo Estado, recentemente mais de 30 mil testes rápidos de antígeno foram enviados às prefeituras municipais. O teste rápido realizado em Cacoal também foi pelo mesmo método Antígeno, um exame que detecta o vírus desde os primeiros dias de infecção e bastante confiável.


Secretário de saúde, Fernando Máximo acompanhou a testagem em massa

“Com esse teste já dá para tentar identificar o vírus no primeiro dia de sintoma. É muito mais eficaz do que os primeiros e únicos que existiam, no início da pandemia. Faz a coleta nasal e em 15 minutos já temos o resultado. É por isso que o Governo de Rondônia tem buscado ampliar a realização dos drives thru, que já aconteceram em Guajará Mirim e pelo menos três vezes em Porto Velho, onde a população supera 530 mil habitantes. É um pedido do governador Marcos Rocha, justamente para antecipar o diagnóstico, iniciar um tratamento precoce”, ressalta Fernando Máximo.

O casal Maria José da Silva, de 63 anos, e Ezequias Brás, de 66, foram ao drive thru e puderam ficaram aliviados com o resultado positivo. Popularmente conhecido como Tuta Café, o senhor Ezequias elogiou a ação do Governo de Rondônia. “Foi uma grande ação, de grande valia para a sociedade e para o município de Cacoal. Esperamos que essas ações se ampliem e também é necessário que cada vez mais pessoas tenham essa preocupação de buscar o diagnóstico correto e a partir daí, quando positivo, seguir as medidas corretas, tomando os cuidados para a própria saúde e também diminuindo o risco de contaminação. É realmente uma ação muito importante”, enalteceu Seu Tuta.

Para o sucesso da ação, os parceiros do Governo de Rondônia tem sido muito importantes e o apoio e disposição de uma “Juventude Voluntária” tem muito a somar. Jovens como Cleidiane Barbosa Malaquias, de 21, que se voluntariou para contribuir com a ação deste sábado em Cacoal. “A Juventude Voluntária é um grupo que reúne jovens para praticar a solidariedade e hoje estamos aqui na testagem rápida da Covid. Uma ação muito bacana, que torna mais viável para a população vir fazer o teste. A gente pôde perceber a satisfação das pessoas. Estou feliz por fazer parte, poder ajudar e aqui tivemos todo o suporte, recebemos os EPIS (Equipamento de Proteção Individual), que são trocados a cada momento, tivemos alimentação e água à disposição. Tudo muito bem organizado”, ressaltou a jovem voluntária.


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários