Prazo para declarar rebanhos começaram neste sábado (1º) em Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Prazo para declarar rebanhos começaram neste sábado (1º) em Rondônia



Começaram neste sábado (1º) a primeira etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos de 2021. O prazo segue até 31 de maio.

Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), a declaração deve ser feita por criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, além de equídeos e aves.

A declaração é importante para a economia do estado, principalmente, por causa do desejado reconhecimento internacional de área livre de aftosa sem vacinação.

Onde declarar?

O produtor pode fazer a declaração preferencialmente pela internet, no site da Idaron. A senha usada na emissão da Guia de Trânsito Animal é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema pode se cadastrar rapidamente no site.

A Idaron também disponibiliza formulários para declaração em formato online e impresso. Em papel o documento pode ser obtido nas unidades da agência e casas agropecuárias.

Após o preenchimento, o formulário deve ser enviado por e-mail ou WhatsApp da Idaron onde a propriedade tem cadastro.

"Cada unidade tem um WhatsApp para envio do formulário. Esse telefone também pode ser utilizado para declaração: o produtor pode ligar que um atendente vai pegar os dados passados pelo pecuarista e fazer a declaração direto no sistema. Para que o produtor possa comprovar que a declaração foi feita, ele receberá do atendente um PDF ou foto da tela validando a declaração", explicou a Idaron em comunicado à imprensa.


Fonte: G1 RO

Postar um comentário

0 Comentários