]

Header Ads

Troca de arroz do governo vai atender programa internacional de ajuda humanitária

 


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará, nos dias 27 e 28 próximos, leilões de venda de arroz em casca à granel e compra simultânea de 8 mil toneladas do grão beneficiado, que serão destinados à doação internacional para Moçambique, no sul da África, e ao Líbano, na Ásia Ocidental. A distribuição do volume é de 4 mil toneladas para cada país.

A operação faz parte de compromisso brasileiro com a Cooperação Humanitária Internacional, e tem respaldo na lei federal nº 12.429, de 20/06/2011, que determina o auxílio, por parte da Companhia, a partir de demanda do Itamaraty, a famílias que estejam em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio da doação de alimentos oriundos dos seus estoques públicos.

O arroz in natura faz parte desses estoques mantidos pela Conab em armazéns situados no Rio Grande do Sul, de onde, após a troca pelo produto beneficiado e ensacado, será transportado para o porto da cidade de Rio Grande, para embarque, conforme prazos predeterminados no edital. O percentual de troca para a proposta foi divulgado pela Conab na última sexta-feira (23), com antecedência mínima de dois dias úteis antes do leilão, conforme definido nos editais.

No caso do Líbano (Aviso de Troca nº 28), a entrega no porto será em quatro lotes de mil toneladas cada, e deverá ser entregue no período de 19 de junho a 9 de julho. Esta operação é feita pelo fornecedor, arrematante do leilão. No navio, a mercadoria estará embarcada no mesmo período, entre 29/6 e 19/7. Nesse prazo, ele já deve ter comprovado toda a capacidade exigida e cumprido as regras do edital, como cadastramento em bolsa de mercadoria e regularização nos sistemas que regem os leilões do Sistema Eletrônico de Comercialização.

Para Moçambique (Aviso de Troca nº 29), as exigências são as mesmas para a entrega do produto beneficiado, também em quatro lotes de 1 mil toneladas. Altera apenas os prazos que vão do dia 16 de julho a 6 de agosto para entrega no porto, e de 27/7 a 16/8, para embarque e início de viagem.

A parte de desembaraço documental da mercadoria, locação de navio e navegação será organizada pela Agência Brasileira de Cooperação Humanitária (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), juntamente com representantes diplomáticos dos dois países para cada situação.


Fonte: conab
Troca de arroz do governo vai atender programa internacional de ajuda humanitária Troca de arroz do governo vai atender programa internacional de ajuda humanitária Reviewed by Adm on abril 28, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent