Rondônia segue na liderança nas duas principais ferramentas de transparência no enfrentamento à covid-19

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Rondônia segue na liderança nas duas principais ferramentas de transparência no enfrentamento à covid-19

 


O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) vem aperfeiçoando a metodologia adotada pela comunicação institucional como um todo, mas em especial, no que diz respeito ao enfrentamento à covid-19. Na avaliação das duas principais ferramentas de transparência no combate à pandemia no Brasil, Rondônia segue na liderança do ranking, com 100 pontos, desde setembro de 2020.

No ranking Transparência Internacional-Brasil, Rondônia foi o único Estado a obter nota 100 e no Open Knowledge Brasil, também está em primeiro lugar ao lado de Alagoas, Ceará e Espírito Santo com índice considerado ótimo. De acordo com a superintendente estadual de comunicação Rosângela Silva Castelo “a transparência pública hoje é a ferramenta mais eficaz contra a corrupção. A gestão pública transparente ajuda a sociedade a acompanhar a administração dos recursos, participar da tomada de decisões, fiscalizar e cobrar a aplicação correta dos recursos”, ressalta a superintendente.

METODOLOGIA

Para chegar ao resultado apresentado no ranking, os pesquisadores levam em conta todas as informações apresentadas em sites oficiais e nas redes sociais governamentais avaliados. Entre os dados estão as contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social. A escala vai de 0 a 100, sendo que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima, como é o caso de Rondônia. A falta de transparência prejudica o atendimento básico de saúde. A corrupção pode afetar também as tentativas dos governos de estimular a economia e ajudar as famílias em situação vulnerável.

FERRAMENTAS

Todas as informações governamentais sobre a evolução da covid-19 no Estado, bem como notícias diárias envolvendo medidas de enfrentamento ao coronavírus são publicadas diariamente de forma atualizada no Portal do Governo do Estado. Segundo a Coordenadoria de Estratégia e Publicidade e Promoção (Cepp), setor responsável pela produção de conteúdos digitais, a Secom disponibiliza ao público vários produtos de comunicação, elaborados especificamente para que a sociedade civil, imprensa e os órgãos de controle tenham acesso fácil, completo e rápido as informações sobre o avanço dos casos, e também, ações de contratações emergenciais e demais projetos relacionados a covid-19.

BOLETIM E BANNER COVID-19

O Boletim no formato de matéria jornalística é publicado no portal do Governo de domingo a domingo. O formato completo atende à imprensa e também à sociedade civil, pois além dos dados do dia, faz um comparativo no período das últimas 24 horas. Já no boletim no formato banner post, publicado nas redes sociais oficiais do Governo de Rondônia, O formato visual, contém um resumo dos principais dados epidemiológicos e sanitários, complementa as informações do boletim publicado no portal e atende tanto à imprensa quanto à população, por ser um formato mais fácil de visualizar.

PORTAL COVID-19
É um site especial criado pelo Governo ainda no início da pandemia que reúne todas as informações sobre a covid-19. Por meio dele tanto a imprensa, quanto os órgãos de controle, quanto a população podem visualizar os arquivos em formato PDF dos relatórios da sala de situação, as notas técnicas, os planos de contingência e de imunização, entre tantos outros documentos educativos e institucionais sobre a atuação do Poder Executivo no enfrentamento ao coronavírus.

PAINEL COVID
É um aplicativo da web, no estilo hotsite, onde a população, imprensa e órgãos de controle nacionais e internacionais, podem visualizar em tempo real, a atualização dos dados epidemiológicos e sanitários. Os dados gerais sobre a vacinação, leitos e muito mais. É um painel intuitivo e dinâmico, gerido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da Sesau, e divulgado constantemente nos materiais produzidos pela Secom, tanto no Portal, quanto nas redes sociais.

PORTAL TRANSPARÊNCIA COVID-19
É um conteúdo fixo, que é publicado toda semana geralmente às segundas-feiras, com o mesmo conteúdo divulgado no Portal da Transparência da covid-19 onde são divulgados os gastos Estaduais específicos de combate ao coronavírus conforme art. 5º da Portaria nº 63/20/Cge-Gab, seguindo a sugestão da própria Controladoria Geral do Estado (CGE), por meio do programa rondoniense de fortalecimento ao controle social (Profocos).

Neste produto podem ser acessadas diariamente informações das contratações diretas sem licitação, quando estas ocorrerem, em razão da emergência e/ou calamidade pública motivadas pelo coronavírus, acompanhamento dos chamamentos públicos e demais informações referentes à pandemia em todo o Estado de Rondônia.

“Com todos esses produtos a população pode sempre acompanhar tudo o que o Governo do Estado está fazendo no enfrentamento à covid-19. Só assim conseguiremos reduzir os riscos de corrupção e desvios. Cada centavo importa para salvar vidas e empregos, além de ajudar as pessoas que mais precisam neste momento de crise”, enfatizou a superintendente Rosângela Silva Castelo.

Ainda de acordo com a superintendente, o cidadão rondoniense pode e deve acompanhar as publicações e ainda participar da transparência proativa se cadastrando para receber as atualizações. Para isso basta informar nome e e-mail para receber informações sobre dispensa de licitação, novos processos relacionados à covid-19, além dos boletins de controle divulgados diariamente.


Texto: Andréia Fortini
Fotos: Thalisson Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários