]

Header Ads

Na 8ª noite da “Operação Urgência”, 67 intervenções foram realizadas

 


O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) deflagrou nesta quinta-feira (15) a oitava edição da “Operação Urgência”, fazendo assim valer o cumprimento do Decreto 25. 940, de 30 de março de 2021, que altera e acrescenta dispositivos no Decreto n. 25.859, de 6 de março. O objetivo é impedir superlotações, descumprimento de normas sanitárias, falta de alvará de funcionamento e crimes contra a saúde pública, bem como ilícitos ligados a descumprimento de orientações quanto à propagação do coronavírus.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Bm Gilvander Gregório de Lima, o atendimento de denúncias recebidas da população podem ter colaborado para a redução do número de filas para leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na Capital”. A gente monitora diariamente a fila de espera e sabemos quantos ainda aguardam. De fato, o número reduziu, então isso significa que nossas ações tem dado uma resposta positiva para a população, mas cidadão precisa fazer a sua parte”, enfatiza.

Durante a ação, uma festa de aniversário foi flagrada com cerca de 20 participantes. As equipes chegaram ao local por meio de denúncia de vizinhos e acabou sendo dispersada por uma das equipes. A festa acontecia na calçada da residência, o que chamou atenção dos agentes.

Na ronda, outros flagrantes aconteceram como no “Skate Park”, onde novamente jovens foram orientados a deixar o local. Moradores que também utilizavam o local para prática esportiva sem o uso de máscaras foram abordados para uma breve explicação do que diz o decreto vigente, que coloca todos os municípios na fase 1 do Plano de Ação Todos por Rondônia, e que inclusive proíbe a circulação de pessoas após às 21h de segunda a sexta, dentre outras normas.

Além dessas, outras irregularidades também foram flagradas, como funcionamento de bares, reuniões de pessoas ingerindo bebidas alcoólicas, e até mesmo partidas de futebol clandestinas que foram encerradas.

BALANÇO

Na 8ª noite da “Operação Urgência”, 67 intervenções foram realizadas, desses estabelecimentos comerciais, 56 estavam sem funcionamento, 7 em condições regulares, houve duas orientações, um registro de aglomeração, uma autuação, nenhuma notificação, nenhum local interditado e nenhum TCO lavrado.

Desde o início das fiscalizações do ano passado até o momento, cerca de 6.754 intervenções foram registradas. 3.445 estabelecimentos foram visitados, mais da metade, 2.588 entenderam a importância das ações e foram encontrados sem funcionamento. Desses, 212 acabaram notificados, 25 tiveram que ser desativados, 91 interditados, 171 TCO foram lavrados e registradas 49 aglomerações.

Alguns contatos de emergência, para realizar eventuais denúncias de aglomerações ou outras irregularidades são disponibilizados à população, através dos canais de comunicação: 190 (Polícia Militar); 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Toda a ação é liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), e conta com o apoio e a participação da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) e da Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).


Texto: Marina Espíndola
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia
Na 8ª noite da “Operação Urgência”, 67 intervenções foram realizadas Na 8ª noite da “Operação Urgência”, 67 intervenções foram realizadas Reviewed by Adm on abril 16, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent