]

Header Ads

Lançamento oficial do Projeto de Zona de Desenvolvimento Sustentável acontece ainda este ano em Rondônia



O projeto de Consolidação da Zona dDesenvolvimento Sustentável dos estados de Rondônia, Amazonas e Acre (Amacro), foi debatido nesta terça-feira (2), durante videoconferência, que reuniu os representantes dos três governos envolvidos.

A finalidade do projeto é alinhar os três estados de forma multissetorial, a fim de garantir o desenvolvimento socioeconômico compatível com a vocação econômica da região e ao mesmo tempo preservar a floresta Amazônica, promovendo integração da sociedade com as necessidades ambientais. Na videoconferência, ficou definido que a oficialização do projeto acontecerá, por meio de solenidade híbrida (participação presencial e virtual) com sede em Porto Velho, até o início do segundo trimestre de 2021.

Os representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), envolvidos no projeto, pretendem realizar a solenidade, já com o decreto de institucionalização da Amacro assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A meta é otimista, uma vez que o Conselho da Amazônia, o qual é liderado pelo vice-presidente, general Hamilton Mourão, decidiu endossar a criação do programa, cujo potencial é se transformar em um caso de sucesso a ser executado em outras regiões do país.




O programa surgiu no MAPA, mas se tornou multissetorial

Os três estados também vão consolidar seus comitês representantes para a Amacro, com integrantes de diversos setores do Poder Executivo, para que os temas em debate sejam abrangentes. Na oportunidade, o governador Marcos Rocha defendeu a consolidação da Amacro e disse que trata-se de um projeto inteligente e classificou as pautas debatidas nas esferas da Amacro como de fundamental importância para o desenvolvimento regional. De acordo com o entendimento do governador de Rondônia, é perfeitamente possível desenvolver a economia dos estados amazônicos e ainda preservar a floresta.

O QUE É AMACRO

O programa tem como finalidade desenvolver políticas de proteção ambiental sustentáveis, de modo que a comunidade possa empreender sem avançar sobre as áreas de cobertura da floresta.

Inicialmente o projeto tinha como meta o agronegócio, porém, com o desencadear dos estudos, ficou evidente a necessidade de tornar as áreas de abrangência da Amacro multissetorial. Para tanto, o programa migrou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o Ministério do Desenvolvimento Regional, o qual gerencia a Suframa e a Sudam.


Fonte
Texto: Rômulo Azevedo
Fotos: Frank Néry e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Lançamento oficial do Projeto de Zona de Desenvolvimento Sustentável acontece ainda este ano em Rondônia Lançamento oficial do Projeto de Zona de Desenvolvimento Sustentável acontece ainda este ano em Rondônia Reviewed by editor on março 03, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent