Cirone Deiró quer implantação da Câmara Setorial das Agroindústrias

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Andreazza Noticia

Cirone Deiró quer implantação da Câmara Setorial das Agroindústrias

  

Proposta apresentado pelo deputado Cirone Deiró (PODE) prevê a criação da Câmara Setorial das Agroindústrias. A iniciava busca centralizar as políticas e definição de normas que regulamentam as agroindústrias rondonienses em uma única instância que contará com representantes dos agricultores que trabalham com elas, além das secretarias e autarquias do governo e entidades afins. O parlamentar justificou a proposta como forma de colocar fim as dificuldades que a burocracia governamental impõe aos agricultores que trabalham na transformação da matéria prima em produto final para o consumidor. A implantação de agroindústrias em Rondônia teve início em 2011, atualmente são mais de 500 distribuídas na grande maioria dos municípios.

A criação da Câmara Setorial das Agroindústrias tem sido pauta de reuniões do deputado com os agricultores que atuam no segmento. Essa semana, Cirone Deiró recebeu o agricultor Gilmar Garcia, proprietário de uma agroindústria na área rural do município de Cacoal, para ouvir suas reivindicações como forma de contribuir para criar um ambiente favorável a comercialização dos produtos. Gilmar Garcia explicou que a matéria prima das agroindústrias é resultado da produção da propriedade, que iniciou na informalidade, mas que hoje tem se estruturado para atender as exigências do mercado. “Nossos produtos estão nos principais mercados consumidores “, informou.

De acordo com o deputado Cirone Deiró as agroindústrias transformaram os agricultores em empresários rurais. Segundo o deputado, a agricultura familiar e os pequenos agricultores encontraram nelas o instrumento necessário para agregar valor à produção agrícola, gerar emprego e aumentar a renda familiar. “É uma atividade que está sendo gradativamente incorporada ao cotidiano das famílias que vivem da agricultura familiar. Geralmente, o início se para atender o consumo da família com a produção de queijo, ovos, ou até mesmo produzindo iogurte, aos poucos toda a família vai se juntando a atividade que passa a ser uma das principais fontes de renda da família”, justificou.

O deputado justificou sua proposta explicando que as agroindústrias que existem atualmente no estado atuam nos mais variados ramos de produção de alimentos. Ele destacou as agroindústrias de iogurte, produção de ovos, produção de polpa de frutas, doces e cafés especiais. Além de suínos, frangos, linguiças, salames entre outras. “Esse é um segmento que tem assegurado uma renda mensal aos agricultores e suas famílias, por isso, é chegado a hora de instituir medidas que valorizem essa produção e reduza a burocracia que os agricultores enfrentam para regularizar suas agroindústrias”, esclareceu.

Cirone Deiró avalia que a Câmara Setorial das Agroindústrias será o fórum adequado para dar agilidade as demandas das agroindústrias, tanto aquelas relacionadas a legislação, quanto as demandas dos agricultores que buscam orientação e capacitação para colocar seu produto no mercado. “Nossos agricultores já deram prova da capacidade de produção, agora, eles precisam de apoio para colocar o produto no mercado, e até mesmo e ampliar a produção”, concluiu.

O agricultor Gilmar Garcia agradeceu o apoio e parceria do deputado Cirone Deiró para o segmento. Segundo ele, o deputado tem tido um olhar atento as dificuldades e reivindicações que o setor das agroindústrias enfrenta nas mais variadas áreas. “Por isso, celebramos essa importante proposta da criação da Câmara Setorial das Agroindústrias como forma de termos um espaço de discussão das políticas públicas e das normas para regulamentar o segmento das agroindústrias”, destacou.


Texto: Edna Okabayashi-ALE/RO

Foto:-ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários